Ji-Paraná desenvolve projeto Orientação profissional: escolha consciente

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 12h50 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 12h51 | Acessos: 1287

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLHA CONSCIENTE 1

Durante o mês de abril, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, buscou contribuir para um processo de escolha profissional mais consciente e saudável entre estudantes dos terceiros e quartos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Desenvolvido no formato de oficinas, o projeto contou com quatro momentos, divididos em cada semana do mês de abril. Na primeira ação houve uma roda de conversa sobre aspectos psicológicos: a angústia da tomada de decisão; como identificar as influências nas decisões que tomamos; e a escolha profissional não é mais definitiva. Na segunda etapa foi a vez da roda de conversa sobre a importância do planejamento na era da informação, bem como programas de governo de acesso e permanência na instituição. Nas ações três e quatro, ocorreu um bate-papo com profissionais sobre sua escolha profissional e sua profissão.

O projeto trabalha com as metas de sensibilizar os alunos quanto à importância de refletir, com um olhar mais crítico, acerca da escolha profissional e de auxiliar na identificação dos fatores que influenciam na sua escolha profissional.

De acordo com a Psicóloga Magda Tatagiba nas últimas décadas a escolha profissional tem ganhado um peso maior e, em geral, trazido mais dúvidas, crises, angústias, ansiedade e/ou até mesmo transtornos mentais aos nossos adolescentes. “Por isso a importância de programas nas escolas que trabalhem o processo de orientação profissional, para poder ajudar a minimizar esse sofrimento, possibilitando ao adolescente o autoconhecimento, a identificação de seus interesses e a definição do seu projeto de vida”, diz a psicóloga.

As atividades desenvolvidas ainda possibilitaram o contato com profissionais de áreas escolhidas pelos próprios alunos, para que tenham mais informações e uma visão mais clara a respeito do curso e da profissão que pretendem escolher. Eles auxiliaram na busca das melhores estratégias para o momento da escolha profissional, apontando os possíveis caminhos e recursos, evitando frustrações e prejuízos decorrentes da falta de informação e planejamento.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2018/18.05.18/jipa