Campus Ji-Paraná Realiza Mesa-Redonda com o Tema “Lutas e Conquistas Indígenas: Ontem e Hoje”

Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 18h38 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 18h59 | Acessos: 1319

DSC 00091Foi realizado dia 16 de abril, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, uma mesa-redonda com o tema: “Lutas e conquistas indígenas: ontem e hoje”. O acontecimento teve a parceria do Conselho de Missão entre Índios (COMIN) e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A mesa-redonda contou com a presença de professores e lideranças indígenas. As professoras Matilde Gavião, Marli Arara, os professores Iram Gavião, Célio Arara, Sebastião Gavião, Zacarias Gavião, a acadêmica do IFRO, Ana Carolina Wajuru e o cacique Pedro Arara refletiram sobre suas experiências, seus embates e também os desafios de ser indígena no mundo atual.

No mês de abril acontece o projeto ABRIL INDÍGENA, onde são realizadas atividades em todo Brasil para lembrar, debater e conscientizar sobre as lutas dos povos indígenas em torno de direitos que já são garantidos pela Constituição de 1988, tais como preconizados no art. 231: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”.

“A despeito dessa conjuntura, os povos indígenas estão resistindo e ocupando espaços na sociedade para que sua luta avance em outros campos. Atualmente estudantes indígenas estão presentes nas Universidades, Institutos Federais e demais instituições de ensino superior. Nesses espaços as disputas também são constantes porque para muitos a presença indígena nessas instituições causa estranhamento e nem sempre elas estão preparadas para acolher os acadêmicos indígenas”, explicou a organizadora do evento e professora do Campus Ji-Paraná, Lediane Fani Felzke.

“Um evento de boa qualidade e organização, além do mais fiquei muito feliz pelo Instituto abrir as portas para nós indígenas contarmos um pouco das nossas lutas e conquistas. Vejo com essa atitude que podemos ir mais longe por termos pessoas que saibam ainda respeitar a todos, independente da sua cor, raça ou religião! Com isso o Instituto conseguiu me incentivar a não desitir dos meus sonhos. Tenho certeza que através dessas iniciativas muitos indígenas podem cursar uma Universidade, assim como eu estou cursando, me sinto imensamente feliz por fazer parte dessa grande família que é o IFRO”, disse a estudante Ana Carolina Oliveira Braga Wajuru, do curso de Engenharia Florestal do IFRO, que fez parte também da mesa-redonda representando os alunos indígenas do Instituto Federal.

• 20180416_1456451
  • 20180416_1456531