Turma da educação a distância do Mediotec participa de aula prática

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 12h52 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 12h53 | Acessos: 2261

Polo Ji Parana 3

Vivenciar a teoria e a prática em um ambiente de trabalho foi a motivação para a visita técnica realizada pelo Curso Técnico em Segurança do Trabalho do programa de mediação tecnológica (MEDIOTEC-EaD), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Participaram da atividade 44 estudantes que estão no primeiro semestre do curso, acompanhados por três professores, que enfatizaram questões relacionadas à segurança no trabalho.

Entre os objetivos da visita estava o de ambientar os alunos com o local de trabalho e de proporcionar a vivência de um técnico em segurança do trabalho, ao conhecer um local que agrega um grande número de funcionários. Nestes espaços laborais há necessidade de se identificar pontos críticos para os trabalhadores, o que faz parte da gestão de profissionais da área de segurança do trabalho, de forma a tornar o ambiente de trabalho sempre sadio e seguro.

A aula em campo ocorreu no dia 05 de dezembro, em empresa do ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos nacional.  O depósito e centro de distribuição para várias lojas varejistas do Grupo Gazin, localizado em Ji-Paraná, na BR 364, saída para o município de Presidente Médici. A atividade levou em consideração a divulgação dos cursos oferecidos pela Instituição, querendo também proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer in loco um ambiente de trabalho, onde os futuros profissionais poderão desenvolver suas atividades.

Segundo a aluna Kamila Gonçalves Almeida “a visita foi importante porque tivemos na prática as noções de segurança no trabalho dentro de uma empresa, o que é diferente de quando estudamos só na teoria”. Para o coordenador do polo EaD Campus Ji-Paraná,  Edivan Carlos da Cunha, a visita proporcionou aos alunos vivenciar práticas cotidianas dos funcionários na empresa e os cuidados necessários para a segurança no trabalho.

“A visita teve importância por expor na prática os conceitos de segurança visualizados em sala de aula, pois os mesmos, às vezes, são bem diferentes na prática e na teoria”, comparou a estudante Kamila Gonçalvez Almeida.

Conforme verificado durante a aula, o grupo visitado preza bastante pela segurança de seus trabalhadores. O encarregado do depósito que acompanhou toda a visita, Vinícius Souza, lembrou que “antes um prejuízo com um aparelho eletrônico que um prejuízo com a saúde do trabalhador”. Para o professor Gidione dos Santos, isso é o que mostra um dos princípios da gestão de riscos, que coloca a saúde do trabalhador em primeiro lugar numa escala de prioridades.

Segundo o coordenador do curso, Ricardo Arnaldo Otto Kich, “vivenciar um ambiente de trabalho e ter este contato com um real local de trabalho em pleno funcionamento é de suma importância para que os alunos tenham este contato prévio com o local que será seu futuro mercado de trabalho. Saber como funciona o local de trabalho, também lhes ensinará como por em prática as práticas de gestão de riscos que muitas vezes têm aversões dos próprios colaboradores”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/12_Dezembro_2017/13.12.17/gazin