Realizado Seminário dos Projetos Integradores de Extensão em Ji-Paraná

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 17h14 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 17h37 | Acessos: 2401

PIEX 1

Acadêmicos do segundo período da licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizaram o primeiro Seminário de Projetos Integradores de Extensão do curso, no auditório do campus, no dia 30 de novembro.

Os projetos de extensão apresentados foram executados no decorrer do segundo semestre e se originaram de pesquisas realizadas no primeiro semestre na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Partindo das situações encontradas no decorrer das pesquisas, os grupos elaboraram projetos que visavam intervenções na comunidade em cinco questões: os impactos da mudança do PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do Técnico em Química do IFRO; orientações sobre o ENEM aos alunos do terceiro ano de escolas públicas de Ji-Paraná; a compreensão da relação entre os alimentos e os elementos químicos em uma escola pública de Ouro Preto do Oeste; os perigos do descarte incorreto dos equipamentos eletrônicos; e a divulgação dos benefícios da agricultura orgânica.

Conforme a professora Lediane Fani Felzke, que orientou os trabalhos, “o seminário deixou claro a importância da extensão como instrumento de aprendizagem, mas especialmente como um meio de fazer a diferença na sociedade em que o IFRO está inserido”. Os projetos foram executados sob a coordenação das professoras Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, Alice Marlete Stiz, Alecsandra Oliveira de Souza e dos professores Adalberto Alves da Silva, Renato André Zan e Luiz Roberto de Assis. Durante o seminário, os trabalhos foram comentados pela professora Patrícia Soares de Medeiros da UNIR/Ji-Paraná e pelo professor Fernando Ferreira Pinheiro, Chefe do Departamento de Extensão do IFRO/Campus Ji-Paraná.

Coordenador do projeto “Os perigos e os cuidados com os elementos químicos dos resíduos eletrônicos”, o professor Renato Zan explica que o objetivo foi o de “levar para os alunos da rede pública de ensino de Ji-Paraná conhecimento básico sobre os resíduos eletrônicos e os cuidados necessários para o descarte desses materiais, uma vez que não há políticas públicas voltadas para esse problema. Dessa forma, a meta será alcançada quando for entregue 75% dos 150 panfletos produzidos aos alunos da rede pública e quando realizarmos uma oficina temática em uma dessas escolas”.

O estudante Felipe Henrique da Silva Santos apresentou o projeto “PPC - Prontos Pra Conhecer?”, que tem como objetivo esclarecer sobre os principais conceitos do Projeto Pedagógico de Curso, além de “sanar o máximo de dúvidas por parte dos discentes com relação ao novo PPC e explicar os pontos importantes das mudanças e como interferem no dia a dia do estudante. O PIEX contribuiu para materializar as ideias que até então só estavam no papel. A matéria contribuiu para ter uma visão melhor do que realmente é a extensão e a sua importância para sociedade”.

• PIEX_1
  • PIEX_2