Alunos do Campus Ji-Paraná participam de palestras sobre educação inclusiva

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 18h51 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 19h01 | Acessos: 2110

Campus Ji ParanáAcadêmicos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram, em setembro, de duas palestras sobre educação inclusiva.

Uma das palestras teve como tema “Acessibilidade como caminho para Inclusão Escolar” e foi ministrada pela bibliotecária do IFRO, Cleuza Diogo Antunes. Já a outra com a temática “Autismo x Inclusão” foi conduzida pela Diretora do Centro Municipal de Autismo de Ji-Paraná, Márcia Pereira.

As palestras fazem parte do projeto “O Ensino de Química e a Educação Inclusiva: o desafio da formação docente”, que tem por objetivo oportunizar aos estudantes da licenciatura a junção do conhecimento teórico com a prática pedagógica, através de capacitações realizadas por meio de oficinas com produção de materiais pedagógicos destinados aos alunos da educação especial.

Para Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, proponente do projeto, as discussões sobre a Educação Especial numa perspectiva de Educação Inclusiva têm como um de seus objetivos sensibilizar acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química quanto à responsabilidade dos mesmos, enquanto educadores, ao realizarem uma educação que alcance os grupos historicamente marginalizados do ambiente educacional. “Além disso, outra particularidade está no fato dos mesmos em entenderem que dentro de uma instituição esta tarefa não deve ficar a cargo somente de núcleos ou profissionais específicos que discutam essa temática”, complementou.

Segundo o acadêmico Rubens José Vieira Mendes, as palestras agregaram novos conhecimentos à sua formação. “As palestras foram interessantes, pois pude compreender mais sobre as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam, bem como conheci mais sobre o que é o autismo. É necessário abordar esses temas para que nós, futuros professores, tenhamos um olhar mais humano quando nos deparamos com alunos que apresentam essas limitações e assim sabermos procurar meios para incluí-los”, comentou.

Conforme a discente Kellis Rodrigues da Silva, as informações sobre acessibilidade foram muito importantes para a vida dos acadêmicos, que um dia serão docentes. “É interessante assistirmos palestras como essas para que nós saibamos o que poderemos enfrentar como futuros professores, e esses assuntos sobre educação inclusiva são vastos e devem ocorrer mais palestras sobre o tema”, disse.

Semana de Educação para a Vida

As duas palestras também fazem parte da programação da Semana de Educação para a Vida que vai acontecer entre os dias 25 e 29 de setembro, no Campus Ji-Paraná. O evento é uma importante ferramenta para difundir temas transversais voltados à formação dos cidadãos e para levar conhecimentos não constantes no currículo obrigatório. As atividades estão previstas em lei e devem ser realizadas por todas as escolas de ensino fundamental e médio. Dentre as temáticas trabalhadas nesta edição estão: auto lesão, suicídio, violência, trânsito, obesidade e sedentarismo.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/22.09.17/palestras_