Novos profissionais são formados no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 11h45 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 11h51 | Acessos: 3020

Cerimônia realizada em Ji Paraná 11
O IFRO/Campus Ji-Paraná realizou cerimônia para novos técnicos e licenciados no dia 9 de março. Na Licenciatura em Química colaram grau 13 acadêmicos e o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio certificou sete alunos.

“Durante os últimos cinco anos frequentei o IFRO em busca de uma formação acadêmica superior, porém, durante este período consegui muito mais que isto. Os professores altamente capacitados e preparados me forneceram uma bagagem de conhecimento de mundo. Aqui aprendi a valorizar a vida, a tomar decisões, valorizar o ser humano. E acima de tudo, adquiri conhecimento na área dos saberes, tornando-me um profissional educador. Quando falamos que estudamos no IFRO, as pessoas nos parabenizam por frequentar uma instituição de alto valor profissional”, avaliou o formando da Licenciatura em Química, Nei Nunes Rosa.

O Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, Fernando Antônio Rebouças Sampaio, falou em seu discurso da certeza que todos, familiares e amigos, sentiam-se orgulhosos em ver a conclusão daquela etapa na vida dos alunos. “Vocês estarem aqui, hoje, significa que vocês são persistentes, são vitoriosos, e podem jogar onde almejaram desde o início”, frisou o Diretor, chamando a todos para continuarem a caminhada escolar, ou no nível superior para os que concluíram o técnico, ou em nível de pós-graduação para quem agora é licenciado em Química. E este é o objetivo de muitos dos estudantes. A formanda Geisiane Kelly Gonçalves de Oliveira afirma que está muito satisfeita com o conhecimento adquirido durante o curso de Licenciatura em Química. “Hoje já formada, me sinto apta e qualificada profissionalmente para o mercado de trabalho. Contudo ainda afirmo que não paramos por aqui, a caminha ainda é longa e pretendo me profissionalizar com pós-graduação em mestrado e futuramente em um doutorado, são sonhos que ainda posso realizar”, disse Geisiane.

Para o Diretor de Ensino do Campus, Luís Ribeiro Medeiros, este é um momento de muita alegria para todos. “Na nossa vida vamos traçando objetivos que dão sentido à nossa existência, e que ao longo do tempo nós vamos verificando que os esforços que fizemos - as horas dedicadas e as renúncias que temos que fazer - valeram a pena”. O diretor ainda lembrou que o país precisa de profissionais éticos e prometidos “primeiramente consigo mesmo, pois se nós trairmos a nossa profissão, todas as coisas estarão no mesmo pacote, se não formos fiéis na nossa profissão, não estaremos sendo fiéis a nós mesmos e isso terá consequências falhas em muitas coisas”.

Entre os conhecimentos adquiridos no curso Técnico em Informática, Gerci José de Paula, coloca em destaque a “questão de segurança online, meios de pesquisa, visão de mercado, segurança para transmitir uma mensagem, uma informação, enfim, houve um ótimo ganho de crescimento profissional. Contribuiu também para o crescimento pessoal, a autoestima melhorou, com a oportunidade de falar para pequenos grupos e ainda no final expressar, expor nossa trajetória”.

Ao ressaltar o importante papel do IFRO que estava entregando ao mercado de trabalho e à sociedade 20 novos profissionais, que poderiam atuar como professores de Química ou técnicos na área de Informática, o representante da Reitoria, Carlos Henrique dos Santos, parabenizou a todos. Segundo ele, “hoje é o dia que nós fazemos a outorga de grau e a certificação dos nossos alunos. Portanto, para nós que fazemos o Instituto Federal é um momento de satisfação”.

• Cerimônia_realizada_em_Ji-Paraná_1
  • Cerimônia_realizada_em_Ji-Paraná_10