Município de Jaru recebe Audiência Pública do IFRO

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 11h57 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 13h06 | Acessos: 1875

Audiência Pública em Jaru 1

Uma audiência pública apresentou resultados da pesquisa à comunidade da região do município de Jaru, no dia 26 de março, no Auditório da Associação Comercial de Jaru. A sessão ordinária da audiência pública apresentou os resultados da pesquisa institucional aplicada sobre o diagnóstico local do Projeto de Diagnóstico Regional do Observatório do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Segundo a Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola de Assumpção, a audiência pública foi muito positiva, “os resultados da pesquisa realmente retrataram os anseios da comunidade. Durante a audiência também tivemos a contribuição de alguns agricultores, comerciantes, outros representantes além dos próprios servidores e estudantes”.

Durante a audiência, foram expostos os resultados das situações estudadas no projeto, divididas em três dimensões: Dimensão Sociocultural - na situação educacional, étnico-racial e política interveniente, apresentando a síntese da situação atual pelo pesquisador Márcio Marinho Martins. Na Dimensão Socioeconômica - pelo pesquisador Sérgio Francisco Loss Franzin. Dimensão Geopolítica e Institucional - na situação sustentabilidade e meio ambiente, pelo pesquisador externo, Francisco de Assis Medeiros Silva. As apresentações ocorreram por meio de vídeo institucional ou presenciais.

“Embora o campus não se configure como um perfil agropecuário ou agrícola, notamos que é um região que carece muito deste apoio tecnológico, como os pequenos produtores e principalmente na área de beneficiamento de alimentos. E neste ponto o campus já está atendendo, porque oferta o Curso Técnico em Alimentos, que ajuda os pequenos produtores a processarem seus produtos e venderem em um valor comercial melhor. E isso foi muito bem visto pela comunidade, então, acredito que a pesquisa e o Observatório vieram realmente para contribuir para que o campus possa fortalecer suas ações no atendimento dos arranjos produtivos locais”, avalia a Pró-Reitora.

A pesquisadora de dados primários, Alana Kolln, diz que a pesquisa visou determinar os anseios da região de Jaru (população, alunos, comércio, instituições, associação, gestores, entre outros) por meio da realização do diagnóstico e as suas demandas. “Esses resultados servirão como orientação para oferta de cursos para o IFRO e outras instituições, sendo o ponto de partida para futuros projetos visando o desenvolvimento local. Assim, a nossa participação (Arilson, Ana Paula, Faelen, Renato e eu), como pesquisadores primários, juntamente com os alunos bolsistas, teve o objetivo de produzir e sistematizar os dados que foram obtidos através da aplicação de questionários. O desenvolvimento da pesquisa proporcionou a experiência única de conhecer a realidade e as necessidades da região onde está localizado o IFRO Campus Jaru”, avaliou a docente.

Segundo o professor Renato Veloso, pesquisas como essas desenvolvidas pelo Observatório do IFRO são importantes para direcionar os investimentos da Instituição em consonância com as demandas da população local. Já o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, mencionou estar satisfeito com os resultados das pesquisas, pois estas reforçam o pensamento da instituição, que já caminha ao encontro dos interesses da população.

A audiência contou com a participação de moradores de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Ouro Preto e distrito de Tarilândia, além de representantes de órgãos públicos, alunos do Ensino Fundamental e Médio, gestores públicos e do comércio em geral.

Para Josué de Souza, representante dos pequenos agricultores de Jaru, há grande importância na diversidade da produção no campo, para oferecer oportunidades de subsistência para a população tanto do campo quanto da cidade. Ele ainda fez referência à falta de diversidade na produção na área camponesa, destacando a necessidade de aproveitar mais as riquezas naturais que a região apresenta. O vereador Carlos da Denisia destacou a importância do IFRO para a região e de cursos voltados para a produção da região. E a professora Elizangela ainda falou sobre o respeito com o meio ambiente e frisou a importância do IFRO direcionar cursos na área da agricultura familiar.

• Audiência_Pública_em_Jaru_1
  • Audiência_Pública_em_Jaru_10