Encontro Pedagógico reúne docentes no Campus Jaru

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 12h53 | Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 12h53 | Acessos: 1742

Encontro Pedagógico em Jaru 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou o Encontro Pedagógico 2018.1 nos dias 22 a 24 de fevereiro, nas dependências da unidade. A reunião visou à formação permanente e continuada dos servidores diante de reflexões administrativo-pedagógicas que buscam aprimorar as atividades desenvolvidas no cotidiano do campus e que se relacionam diretamente com as práticas de ensino-aprendizagem e salas de aula.

Segundo a comissão organizadora, o evento foi espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Como primeira atividade, a Professora do Campus Porto Velho Calama, Sheylla Chediak, abordou o tema Metodologia de Projetos Integradores na Educação Profissional: Aprendizagem baseada em projetos, em problemas e em fenômenos, abordou aspectos teóricos e práticos, ambos necessários para um trabalho responsável e eficaz. “O grupo de professores contribuiu muito para o alcance de um excelente resultado, em um clima colaborativo, participativo, crítico e aberto para aprender e compartilhar conhecimentos”, destacou a docente.

O Técnico em Assuntos Educacionais, João Gouveia Coelho, ministrou o minicurso de Avaliação da aprendizagem escolar: concepções, finalidades e práticas. A capacitação é uma ação da Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Gestão de Pessoas, que busca levar aos diferentes campi do IFRO formação continuada para os docentes e equipes de apoio. Com uma metodologia dialógica, o objetivo principal é discutir as práticas avaliativas, a partir da legislação vigente e fundamentada nos documentos institucionais que regem o ensino no Instituto.

“Compreendemos que a temática da avaliação permeia todo o processo de ensino e aprendizagem e tem papel fundamental para direcionar as ações que compõem o ato pedagógico. Nesse sentido, ela precisa ocorrer no início, durante e ao final de qualquer etapa educativa, seja um curso, disciplina ou uma aula. Serve como instrumento de acompanhamento da aprendizagem dos alunos e, também, da própria prática docente, que precisa ser revista, caso os objetivos propostos no planejamento não estejam sendo alcançados. Dessa forma, nosso compromisso é romper com práticas tradicionais que relacionam avaliação a práticas autoritárias, coercitivas, que não cumprem o papel formativo, processual, contínuo, previsto na LDB, pautando-se prioritariamente em notas e desconsiderando os aspectos qualitativos”, comenta o professor João.

O Professor do Campus Ji-Paraná, Clayton Ferraz Andrade, ministrou o tema O Moodle como recurso pedagógico. “Foi muito bom a palestra sobre o uso do Moodle como ferramenta de apoio ao professor, para proporcionar um ambiente virtual de aprendizagem. Na oportunidade, os professores se mostraram interessados em aprender e conhecer novas tecnologias para tornar o ensino ainda mais dinâmico e acessível aos alunos do IFRO”, comentou.

Para finalizar o Encontro Pedagógico, o Tecnólogo em Processos Gerenciais do Campus Porto Velho Calama, Sérgio Rodrigues Alves, falou sobre Tecnologias educacionais, abordando o novo mundo e a Pedagogia 2.0. “Pensar o fazer docente/pedagógico em tempos de conectividade e convergência digital se apresenta como um ético dever de ofício para o alcance de uma Educação Tecnológica socialmente inclusiva e didaticamente transformadora. Com o aporte da Informática Educacional e Mídias na Educação, dotadas de metodologias ativas e bases pedagógicas hodiernas como o Conectivismo e o Construcionismo, certamente resultará maior envolvimento e êxito dos alunos, sobretudo os nativos digitais”, disse.

A Direção de Ensino do Campus Jaru disse ter alcançado o resultado esperado para as atividades realizadas no Encontro Pedagógico, uma vez que os professores ministrantes das oficinas/minicursos realizaram um excelente trabalho junto aos servidores. “A realização do Encontro Pedagógico propiciou aos servidores a ampliação dos conhecimentos em temas importantes para a inovação das práticas pedagógicas. Através das oficinas/minicursos, os docentes tiveram a oportunidade de debater, trocar experiências metodológicas, simular vivências práticas do cotidiano da sala de aula. Queremos agradecer aos professores ministrantes/colaboradores pelo trabalho realizado no Campus Jaru”, ressaltou a Professora Gracilene Nunes.

• Encontro_Pedagógico_em_Jaru_1
  • Encontro_Pedagógico_em_Jaru_10