Servidores do Campus Jaru participam de Curso de LIBRAS

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 19h14 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 19h20 | Acessos: 2260

Campus Jaru Capacitação 1

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participam até o dia 31 de janeiro do Curso Básico de LIBRAS. A capacitação está sendo ministrada na sede da unidade pela tradutora intérprete de Língua de Sinais, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret.

O curso foi viabilizado através do edital nº 182/2017/REIT-CGAB/IFRO, que selecionou servidores efetivos facilitadores a fim de ministrar a capacitação aos servidores de cada campus. O curso tem por motivação a melhoria da eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, garantindo às pessoas surdas o tratamento diferenciado atendendo ao Decreto nº 5.707/06; ao art. 26, parágrafo 1º, do Decreto nº 5.626/05 e a Resolução nº 07/2011/CONSUP.

Segundo Márcia, o curso tem como objetivo capacitar os servidores do IFRO para a compreensão dos princípios básicos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais, da estrutura linguística em contextos comunicativos (frases, diálogos curtos), dos aspectos peculiares da cultura das pessoas surdas, dos fundamentos históricos da educação de surdos e da educação bilíngue e inclusiva, contribuindo, dessa forma, para a inclusão da pessoa surda no âmbito da educação. “O curso é de grande relevância, uma vez que poderemos ter alunos surdos matriculados em nossos cursos ou precisar atender a comunidade jaruense em nosso campus, ofertando assim a acessibilidade comunicacional”, explicou.

Para Matusalém Aliares, servidor da área de Coordenação de Registro Escolar, “o curso está sendo muito proveitoso, uma vez que estarei no atendimento aos alunos e poderei ter contato com pessoas surdas e assim saber me comunicar”.

Enilda de Oliveira Aliares, servidora da área de Supervisão, reforça que o curso está sendo muito importante “pois poderemos receber alunos ou comunidade no campus e assim poderemos atendê-los”.

• Campus_Jaru_-_Capacitação__1
  • Campus_Jaru_-_Capacitação__10