Campus Jaru leva estudantes à visita técnica em Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 12h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 12h54 | Acessos: 1924

Visita Jaru Ji Paraná 3

Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram de visita técnica nos laboratórios do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) da cidade Ji Paraná. Realizada no dia 1 de dezembro, a atividade envolveu turmas das modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio.

Durante a visita, o grupo de Jaru pôde conhecer os aparelhos utilizados para a mensuração dos riscos ambientais aos quais os trabalhadores estão expostos nos mais variados ambientes de trabalho, além de conhecer um ambiente de trabalho no laboratório de solos onde existe a exposição do trabalhador a situações de riscos. Outros laboratórios visitados foram o de segurança no trabalho e o de asfalto e concreto.

As disciplinas do curso abordam assuntos referentes aos riscos ambientais, e alguns destes riscos necessitam ser quantificados para, então, saber se o trabalhador está exposto a situações que coloca a sua integridade física em risco. Segundo as representantes da Direção de Ensino do Campus Jaru, Alana Mara Kolln e Ana Paula Alves Gonçalves, a proposta foi que os alunos tivessem contato com os aparelhos que realizam essas medições, conforme a Norma Regulamentadora (NR-15) que trata de Atividades e Operações Insalubres. “A visita técnica possibilitou ao aluno ampliar o seu conhecimento e verificar a aplicação dos conteúdos vistos nas disciplinas sendo utilizados no dia a dia do profissional, pois além dos aparelhos e laboratórios, eles tiveram contato com as experiências do técnico em segurança do trabalho”, avalia Alana.

Conforme o Técnico Especializado do Sesi/Senai, Valdivino Bento de Oliveira, foram apresentados aos alunos “diversos tipos de equipamentos de avaliações ambientais utilizados na Segurança do Trabalho. Conhecimento de suma importância para o desenvolvimento e capacidade técnica dos alunos, onde os mesmos puderam mesclar experiência de sala de aula com atividades práticas da área da segurança”.

As visitas técnicas fazem parte da integração do ensino com a extensão educacional.  “A visita técnica realizada em Ji-Paraná no Senai foi muito proveitosa para os alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Tivemos o privilégio de aprender como manusear os equipamentos de medição de ruídos, iluminação, entre outros equipamentos que vamos utilizar na área de segurança do trabalho”, ressalta Gleicon Silva de Souza, estudante do período vespertino.

Tatiana Corrêia Damasceno é do turno noturno do Técnico em Segurança do Trabalho e também diz que a aula diferenciada colaborou no aperfeiçoamento da prática profissional. Ela e os seus colegas de turma tiveram a oportunidade de aprender “como utilizar os aparelhos que servem de apoio e garantem medir as condições para poder agir no foco do risco existente no ambiente de trabalho. Foi muito válido para os estudantes ir a campo para prática, o que teoricamente vemos só nas aulas”.

Junto com a equipe dos laboratórios, Tatiana comenta que foram abordadas, ainda, a NR 33 e outras normas reguladoras, “foi possível fazer luximetria em uma área administrativa, onde foi comprovado que está abaixo do recomendado devido a uma lâmpada queimada. E foi possível manipular o dosímetro e alguns aprenderam a calibrar o aparelho. Esta visita foi uma ótima oportunidade para termos mais conhecimento na área que estamos nos profissionalizando e funcionou como um minicurso”, completa a estudante.

• Visita_Jaru-Ji-Paraná_1
  • Visita_Jaru-Ji-Paraná_2