Aula prática de Mediotec de Jaru ocorre na agroindústria do Campus Cacoal

Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 13h21 | Última atualização em Quarta, 30 de Mai de 2018, 09h02 | Acessos: 1997

Geleia Jaru 1

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, levou os alunos do Curso Técnico em Alimentos Concomitante da Mediação Tecnológica (MEDIOTEC) para uma visita técnica à agroindústria do Campus Cacoal. A aula prática fez parte da disciplina de tecnologia de leite e derivados e tecnologia de fruta, hortaliças e bebidas.

A atividade técnica ocorreu no dia 10 de maio, e visou aliar a teoria à prática para uma melhor aprendizagem. Os estudantes acompanharam diversas fases da agroindústria, que contribuíram no aprendizado, como processamentos de iogurte, de queijo minas frescal, de doce de leite de corte com coco e de doce de leite pastoso. Assim como a extração de pectina do maracujá, as geleias de maracujá e de abacaxi, medição de Brix, higiene pessoal, higienização de equipamentos e utensílios, trabalho em equipe e contato com instalações e equipamentos agroindustriais. “As aulas práticas são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois proporcionam ao aluno aplicar o conhecimento teórico adquirido anteriormente”, afirmou a Professora do Campus Cacoal, Iramaia Grespan Ferreira.

Segundo a Coordenadora do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru, Graziela Martinotto, a visita conseguiu despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, motivando e mostrando a importância do técnico em alimentos no ambiente de trabalho e suas atribuições de processamento, controle de qualidade e controle de processo.

“A visita técnica foi de extrema importância para mim e só tive mais certeza do que quero para meu futuro. No início do curso eu imaginava que trabalharíamos apenas com o controle de qualidade dos alimentos, mas ao decorrer dele fui percebendo que é mais que isso, o técnico em alimentos tem função importantíssima para as indústrias alimentícias em geral. A experiência que eu tive na aula prática foi incrível, vai ser uma experiência que eu levarei para minha carreira de trabalho e também para minha vida”, diz a estudante Mayane Samara C. Almeida.

Mayane ainda afirma que eles tiveram ganhos profissionais. Para ela a visita serviu para que possam “absorver todo o conteúdo com mais facilidade e de forma mais prazerosa. Percebi, a cada detalhe da visita, o tamanho da responsabilidade que devemos ter e não senti nenhum pouco de medo ou receio de não conseguir, pois sei que o IFRO está me capacitando para isso e sei o tamanho do meu potencial e a força de vontade para ter cada vez mais conhecimento, o que é importantíssimo para mim”.

• Geleia_-_Jaru_1
  • Geleia_-_Jaru_2