Estudantes do Técnico de Alimentos participam de Dia de Campo sobre Café Clonal

Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 15h19 | Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 15h19 | Acessos: 1765

Aula de campo Jaru 3

Os discentes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram de uma aula de campo no dia 25 de abril. O grupo foi ao Dia de Campo sobre Café Clonal realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que ocorreu no Sítio Irmãos Batista, na Linha Nova - Km 3,5, em Jaru (RO). Conforme a docente Regiane Pandolfo Marmentini, que acompanhou os estudantes, a visita foi importante para a construção de conhecimento dos discentes participantes e também a aproximação com o campo.

Os discentes assistiram a quatro palestras que trataram sobre cultivo, beneficiamento e comercialização do café. Conforme avaliação dos professores, a aula de campo oportunizou um melhor entendimento das disciplinas que estão sendo ministradas para a turma como, por exemplo, Matérias-primas Animais e Vegetais, Introdução à Tecnologia de Alimentos, Química, entre outras.

A aluna Grasielly Fernandes da Silva disse ter gostado muito da experiência com as palestras do café clonal e sua produtividade, “isso engradece e enriquece o conhecimento sobre a colheita, o beneficiamento e a comercialização”, ressaltou.

Entre as palestras que os estudantes acompanharam estava a que tratou sobre a química no cultivo das plantas, intitulada “Clonagem, Adubação e Plantio” (Fracisco Celestino - EMATER-RO/Theobroma). Já a palestra sobre “Irrigação” (Antonio Ferreira Souza Dias - EMATER-RO/Ji-Paraná) mostrou que a geografia e a física estão presentes no campo e que influenciam a qualidade dos grãos. Em “Tratos Culturais” (Denise de Santana Vaz Bonfim - EMATER-RO/Jaru) foi abordada de que forma a biologia está presente na escolha de plantas selecionadas e sadias. E a palestra sobre “Colheita, Beneficiamento e Comercialização” (Benedito Alves - CENTER) mostrou aos discentes a origem do café e também a importância da qualidade no cultivo, no armazenamento, da secagem, da torrefação e da moagem para se obter um produto com características organolépticas adequadas e que tem tornado o Brasil o maior exportador mundial de café e também grande exportador de outros grãos.

• Aula_de_Campo
  • Aula_de_campo_-_Jaru