Turma de segurança do trabalho debate uso correto de agrotóxicos

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 09h06 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 09h06 | Acessos: 2124

Turma de segurança do trabalho debate uso correto de agrotóxicos 1

Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram nos dias 9 e 14 de novembro de Palestra sobre Uso Correto de Agrotóxicos. No primeiro dia o tema foi abordado com a turma subsequente ao Ensino Médio e no segundo dia participaram alunos da modalidade concomitante.

Na atividade desenvolvida com a presença do palestrante da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Marcos Ferreira Alves, buscou desenvolver conhecimentos técnicos e aprofundar informações sobre o produto que representa um desafio social devido às graves consequências para a saúde da população e do meio ambiente. Dentro da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, a NR 31, trata sobre o tema de agrotóxicos. No Estado de Rondônia, a Idaron é a responsável por fiscalizar e orientar sobre o uso destes produtos.

Abordando um tema interdisciplinar, a coordenação de curso e direção de ensino, por meio das professoras Faelen Taís Kolln e Alana Mara Kolln, objetivaram nesta parceria contribuir para que os estudantes possam futuramente atuar em ações de prevenção nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.

O aluno Wellington Santos Macedo diz que a vinda do representante da Idaron repassou conhecimentos específicos para a turma, uma vez que debateu “a importância do uso do EPI para o trabalhador de acordo a NR 31, entre outros assuntos, tais como a utilização e o descarte dos agrotóxicos de forma adequada. Mas o fator principal é a conscientização da sociedade para que possamos passar conhecimento às pessoas no meio em que vivemos e para as gerações futuras”.

Segundo a estudante Queiliene de Oliveira Soares, eles puderam “absorver grandes informações sobre o tão falado agrotóxico, que pode levar a várias doenças, e mesmo à morte. O Brasil é o primeiro lugar na utilização desse veneno, mas muitas pessoas ainda fecham os olhos para tão grave situação de risco contra a saúde humana e do meio ambiente”.

A professora Faelen Kolln ainda ressalta a necessidade de que “nossos alunos tenham exposição a temas tão importantes na região como boas práticas agrícolas no momento de utilizar agrotóxicos. Com a palestra do Marcos, além dos requisitos das normas do Ministério do Trabalho, os alunos perceberam a importância do uso correto para a produção de alimentos, saúde e o meio ambiente”.

• Turma_de_segurança_do_trabalho_debate_uso_correto_de_agrotóxicos_1
  • Turma_de_segurança_do_trabalho_debate_uso_correto_de_agrotóxicos_2