Inclusão de pessoas com deficiências é tema de palestra em Guajará

Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 12h14 | Última atualização em Segunda, 21 de Mai de 2018, 13h08 | Acessos: 1834

Campus Guajará Mirim NAPNE 1

Estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, participaram de palestra sobre inclusão de pessoas com deficiências. Realizado no pátio da unidade no dia 12 de abril, o evento mostra aos alunos a importância do respeito com as pessoas que possuem necessidades especiais.

Participaram os professores Renato Pinto de Almeida Neto, da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), e Edecarlos Brisola de Almeida, do Instituto de Barueri de São Paulo. Na palestra sobre inclusão social da pessoa com deficiência no Brasil veio contribuir conforme a Coordenadora do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), Marilei Rodrigues, “com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo NAPNE do Campus Guajará-Mirim”. A professora completa ainda que o palestrante Edecarlos foi um exemplo de superação e motivação a todos que assistiram à sua fala.

Segundo o professor paulista, a atividade realizada no IFRO foi “muito importante para que o aluno possa ouvir sobre as políticas voltadas para pessoas com deficiências. A partir disso, eles possuem capacidade de entender que a vida social da pessoa com deficiência, e que somente pode se tornar algo bom e pleno se a sociedade também colaborar. Então, os jovens têm que participar de momento conscientização, enxergar o deficiente”.

Sobre o debate em torno do tema, a coordenadora do NAPNE conclui que “tanto a UNIR com o IFRO podem discutir juntos a importância da integração da pessoa com deficiência, promovendo essa discussão no município de Guajará e levando para outras instituições da cidade”.

• Campus_Guajará-Mirim_-_NAPNE_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_NAPNE_2