Campus Guajará-Mirim oferecerá capacitação em música para educadores

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 12h48 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 16h27 | Acessos: 4040

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, vai promover de agosto a dezembro um curso de iniciação à Linguagem Musical para profissionais da educação. Serão disponibilizadas 40 vagas. Não é necessário ter conhecimentos prévios em música.

Para participar os interessados devem comparecer ao campus no dia 1º de agosto, às 19 horas, munidos de RG, CPF e comprovante de residência. O encontro de apresentação do curso e inscrições serão na sala 17.  A seleção será feita por ordem de chegada até atingir o total de vagas ofertadas.

O curso é gratuito, com carga horária de 50 horas, e acontecerá todas as segundas-feiras, na sala 17 do campus, das 18h30 às 21h30. O início das oficinas está previsto para o dia 07 de agosto. Haverá emissão de certificados para os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência nos encontros.

Segundo a organização do curso, as atividades objetivam promover a sensibilização e a iniciação à Linguagem Musical de forma lúdica, vivencial e instrumental, além de indicar e facilitar o trabalho de Música na escola. “A Formação em Educação Musical ‘Música na Escola’ que ofereceremos à comunidade externa do IFRO vem ao encontro do atual momento e da necessidade dos profissionais da educação para trabalhar com a linguagem musical em suas práticas pedagógicas e adjacências: dança, artes cênicas etc”, afirma o coordenador da proposta, Marcelo Caires Luz.

A capacitação é destinada a músicos, educadores musicais, professores multiplicadores das redes públicas municipal e estadual - polivalentes (fundamental I), professores de Arte (fundamental II e nível médio), Arte-Educadores, Pedagogos, alunos de graduação em qualquer área da educação e interessados das comunidades escolares interna e externa.

Segundo o professor Marcelo Caires, “Música na Educação” é uma linguagem específica que exige dos profissionais que pretendem utilizá-la conhecimentos sólidos para uma prática assertiva. Além disso, as aulas não seguem o padrão de antigos conservatórios, com aulas densas, simbólicas e exaustivas. Para ele, a música na escola e seus processos busca “contribuir para um desenvolvimento global dos alunos, ampliando o desenvolvimento social, emocional, sensório motor e cognitivo. Pesquisas atuais nas áreas da Educação, da Psicologia Comportamental e Cognitiva e da Neurociência revelam que estudantes de música em qualquer faixa etária apresentam melhoria geral da atenção, concentração, disciplina, raciocínio lógico matemático, expressão corporal, linguística, ampliam a habilidade situacional focada e dividida, capacidade de brincar, criar, improvisar e interagir. Enfim, considero essa ação do IFRO, que já oferece em sua matriz educacional atividades de música, algo de extrema importância para a comunidade externa que terá nesta oportunidade a possibilidade de vivenciar em basicamente 50 horas de curso, experiências significativas para a transformação do ser”, conclui o docente.