Campus Calama recebe visita de pesquisadores do Royal Belgian Institute For Space Aeronomy

Entre os dias 11 e 19 de junho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, recebeu os pesquisadores do Royal Belgian Institute For Space Aeronomy (BIRA - IASB). Os Doutores Christian Hermans e Nicolas Kumps, juntamente com o Professor Carlos Augusto Bauer Aquino, trabalharam na atualização dos sistemas de medições do Espectrômetro de alta resolução em FTIR (Fourier Transform InfraRed), bem como substituindo alguns componentes que necessitam de manutenção periódica.

A parceria com o IFRO iniciou em 2013, quando o projeto foi submetido pelo Professor Carlos Bauer, e vem rendendo publicações e ações de pesquisa envolvendo professores e alunos.  "Recentemente a parceria foi renovada o que demonstra o sucesso do trabalho realizado. Esse projeto foi o primeiro internacional do IFRO, em parceria com uma instituição centenária, que estuda a atmosfera não só da Terra como também de outros planetas do sistema solar. Estamos trabalhando para consolidar a participação deste grupo de pesquisa em uma rede internacional de monitoramento de gases do efeito estufa", informa Carlos Bauer.

Parceria

Em 2017, o Campus Porto Velho Calama recebeu pesquisadores do The Royal Belgian Institute for Space Aeronomy (BIRA-IASB) para montagem de um equipamento que capta a luz solar e mede a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera. A iniciativa foi a primeira na América do Sul e integra um projeto de pesquisa dos professores do campus em parceria com Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE). Saiba mais: https://bit.ly/31Vvah3