Servidores do IFRO participam do Startup Summit 2019 3

Entre os dias 13 e 16 de agosto uma equipe de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia participou de uma imersão no ecossistema de inovação do estado de Santa Catarina, um dos mais antigos no Brasil. Visitas técnicas em incubadoras de empresas, parques tecnológicos e participação no Startup Summit 2019, realizado em Florianópolis, fizeram parte do itinerário dos representantes do IFRO.

Participaram das atividades os servidores Gilmar Alves Lima Junior (Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Kaio Alexandre da Silva (Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Porto Velho Calama) e Christiane Silvestrini (Coordenadora de Integração Social e Produtiva do IFRO).

Nos dias 13 e 14 de agosto foram realizadas visitas técnicas em incubadoras de empresas (Celta e Acate), empresas privadas na área de tecnologia (Hostgator, Resultados Digitais, SoftPlan, Involves), aceleradoras de startups, como a Darwin, empresas de Gestão de Inovação, como a ACE,  e em parque tecnológicos, como o Sapiens Parque e o ParqTec Alfa. “Foi uma oportunidade única de imersão no ecossistema de inovação de Santa Catarina, um dos mais antigos (35 anos) e de mais sucesso no país. Conhecer in loco a operação de incubadoras, aceleradoras, investidores, parque tecnológico e as etapas desde a implantação, com o objetivo de capacitar e fomentar a discussão para o ecossistema para o estado de Rondônia”, relatou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Junior.

Entre os dias 15 e 16 a participação foi no evento Startup Summit 2019, em Florianópolis, organizado pelo SEBRAE e que reuniu profissionais com expertise em inovação, criação e gestão de startups de sucesso, investidores para discutir inovação e empreendedorismo. Gilmar explicou que os conhecimentos e network adquiridos através da participação no evento e nas visitas técnicas do IFRO poderão ser aplicados, por exemplo, na gestão da Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (REDINOVA), além de incentivar no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, visando à criação de produtos com potencial para gerar tecnologia.

“Atualmente, vários agentes públicos das esferas federal, estadual e municipal, bem como do segmento privado, em especial empreendedores e investidores, têm na agenda a discussão sobre o ecossistema de inovação em Rondônia. Muitas iniciativas com resultados relevantes têm sido aplicadas e desenvolvidas por estes agentes. O potencial é grande, bem como a demanda pelo uso de inovação nas mais diversas áreas na sociedade. Desse modo, o evento e as visitas técnicas enriquecem a propriedade do IFRO em discutir e desenvolver ações específicas para colaborar com o crescimento do estado de Rondônia”, avalia Gilmar.

• Servidores_do_IFRO_participam_do_Startup_Summit_2019_1
  • Servidores_do_IFRO_participam_do_Startup_Summit_2019_2