adaptRepresentantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, estão em Campo Grande (MS) participando da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O evento ocorre no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O tema central é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Dentro da área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, o Campus Ji-Paraná, teve trabalhos aprovados com os seguintes títulos: Avaliação Proteica do Mesocarpo de Jatobá (Hymenea coubaril L) submetido a diferentes temperaturas e umidade e Qualidade de mudas de Cojoba Arbórea L. produzidas em diferentes tipos de substratos, ambos sob a orientação da Professora Andreza Mendonça, Grupo de Pesquisa Sementes e não Madeireiros. O projeto faz parte das ações do Programa de consolidação entre o IFRO (Brasil) e a Universidad Autonoma del Beni (Bolívia).

Na área de Inclusão e Educação, o trabalho aprovado foi o Acessibilidade para o acolhimento de pessoas com deficiência no IFRO/Campus Ji-Paraná, sob orientação da Cleuza Diogo Antunes. “Tive o privilégio de juntamente com três alunos, alguns colegas e parceria com o NAPNE desenvolver um projeto de inclusão no ano de 2018. Como parte das ações do projeto foi montado o Espaço Acessível da Biblioteca e ministramos um Curso Básico de Braille. Um dos aspectos que marcou o projeto foi a atuação como bolsista de uma aluna com baixa visão”, afirma a Professora Cleuza.

Os desafios do projeto contribuíram para o desempenho pessoal e acadêmico da estudante, que ao final do projeto, fez apresentação oral no CONPEX (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRO) em Porto Velho. “É muito gratificante saber que o trabalho resultante foi aceito para ser apresentado na SBPC, pois é uma forma de mostrar, de forma  mais abrangente que a biblioteca também é um espaço comprometido com a permanência dos alunos com deficiência e que pode contribuir de forma direta com o êxito deste público. O IFRO por meio de editais tem possibilitado o desenvolvimento de ações como essas que são imprescindíveis para que os alunos com deficiência tenham as mesmas condições de acesso ao ensino que os demais”, acrescenta a docente.

Os trabalhos serão apresentados na sessão de pôsteres. Todos os anos o Campus Ji-Paraná participa do evento, comunicando os projetos desenvolvidos por professores e alunos. Neste ano, a Reunião conta com a SBPC-AFRO Indígena, que consiste em conferências, mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, que refletem temas atuais e de extrema pertinência, sobre práticas científicas, conhecimentos tradicionais e éticas em pesquisa.

Segundo a estudante do 3° ano do Curso Técnico em Florestas, Joyce Kellen Iglesias Souto Santos, “em três anos na instituição, é a primeira vez que irei participar de um evento pelo IFRO, o que representa muito para mim, que venho de uma família onde poucos escolheram estudar. A experiência que tive com pesquisa e extensão desde que entrei no grupo de pesquisa foi de extrema importância para a minha formação acadêmica. Pois, pela primeira vez tive contato com o meio científico e pude trabalhar em projetos, artigos, dentre tantas outras coisas que me acrescentaram muito como futura profissional. É a primeira vez que irei participar da SBPC, e a expectativa é enorme, pois terei a oportunidade de conhecer o trabalho de pessoas de todo o Brasil, que trabalham em áreas distintas da minha, o que é muito interessante e auspicioso”.

• adapt
  • aula_terça