probenO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, iniciou as atividades voltadas ao Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PROBEN/ID), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). A iniciativa busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica e foi iniciada no dia 19 de agosto.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos pelo Instituto Federal de Rondônia, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Há ainda a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola parceira.

Sob a orientação do docente Ayrton Schupp, o projeto está sendo desenvolvido com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Geografia, oferecido pelo Campus Cacoal. “O projeto envolve 15 bolsistas e duas professoras da Rede Estadual, Paula Adriana Arriel Pereira e Luciana Oliveira Soares, que atuam na EEEFM Clodoaldo Nunes de Almeida e EEEFM Cora Coralina, respectivamente. Visando sempre a troca de conhecimentos e experiências, entre professor supervisor e bolsistas, o projeto busca estreitar as relações da rede federal de ensino o IFRO, com as escolas estaduais, no intuito aprimorar a práxis docente e o monitoramento dos bolsistas, resultando em uma formação mais robusta aos acadêmicos”, conta o professor.

Pensando em aprimorar a formação docente e em capacitar cada vez mais os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia, é que o Campus Cacoal proporciona essas experiências aos seus acadêmicos. As ações do programa irão até dezembro.  “Como profissional na educação já há bastante tempo, vejo que o programa (PROBEN/ID) está sendo de grande importância para os alunos ‘futuros docentes’, pois dessa forma estão conseguindo conhecer de perto a realidade da educação e do público adolescente. É uma forma de entender na prática o ofício de um educador. Acredito que estarão mais preparados para enfrentar a docência com essa participação em nossa rotina escolar”, afirma a professora Luciana.

Segundo Paula Adriana, “o projeto tem contribuído para o aprimoramento dos estagiários na formação de profissionais comprometidos e capacitados, que conheçam na prática a realidade da educação e seu processo. Tem sido muito produtivo o interesse dos estagiários em contribuir no desenvolvimento dos projetos da disciplina de geografia realizados na escola e fora dela. É muito prazeroso contribuir com a formação de profissionais capacitados e envolvidos com a realidade da escola pública e seus desafios”.

Para Guilherme Raniel da Cruz Santos, bolsista do quarto período da Licenciatura em Geografia, “não está sendo nem um pouco difícil, pois na observação anotamos tudo o que está se passando, desde o conteúdo, as estratégias de ensino e até em que turmas é aplicado. Acho muito interessante e gosto bastante desse contato, principalmente porque estamos observando turmas de Ensino Médio, pois é essa a faixa etária que tenho vontade de trabalhar. A partir desse primeiro contato, pudemos conhecer os desafios de sala de aula do professor de Geografia, pudemos também ter noção em relação à carga horária semanal e conteúdos a serem ministrados. Percebemos que é possível ser um bom profissional e que isso é construído com o tempo. Eu tinha um pouco de receio do ambiente de sala de aula e, a partir dessa experiência, percebo que estou gostando e que posso ser um bom profissional, um bom professor de Geografia”.