Campus Jaru Gincana 19

O Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, foi também a data da realização da I Gincana do Campus Jaru. Baseado em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, propôs para o evento no Ginásio Sebastião Mesquita uma ação diferenciada.

Conduzida por uma comissão específica, a Gincana visou atender ao Projeto Político Pedagógico do Instituto, bem como às ações do ensino, pesquisa e extensão. Segundo os organizadores, a Gincana promoveu o conhecimento através de atividades lúdicas e de jogos, que proporcionaram troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores do campus, promovendo um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.

“A Gincana foi um momento de descontração e diversão, no qual os servidores e os alunos tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor em um ambiente diferente do habitual. Além disso, ainda que houvesse uma competição, todos estavam engajados em tornar aquele momento especial, como acabou sendo, uma vez que em alguns desafios foi possível observar que membros de diferentes grupos estavam se incentivando. No mais, a cor azul foi a campeã da Gincana, com todos os méritos, mas os verdadeiros vitoriosos foram os alunos e servidores do IFRO, no Campus Jaru”, frisou o Professor de Matemática, Marcelo Moysés Corilaço.

A Gincana teve início com a divisão aleatória das equipes, na qual várias turmas diferentes puderam se socializar. Na sequência da programação, ocorreram desafios diferentes de animação, com atividades variadas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento e estratégia, baseados nos quatro pilares da educação: Aprender a ser; Aprender a conhecer; Aprender a conviver; Aprender a fazer.

Para a Professora de Educação Física, Dhieisi Ebert, que presidiu a comissão organizadora do evento, “promover o Dia do Estudante com conhecimento e socialização de saberes de forma lúdica, contemplando a integração dos alunos, professores e demais servidores, é essencial na nossa missão diária de promover uma educação e ensino de qualidade, além de despertar o espírito de competição sadia”.

Conforme o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, “a Gincana do Dia do Estudante, além de ser um trabalho interdisciplinar, visa envolver alunos, professores e técnicos administrativos em brincadeiras inteligentes de cunho educacional e recreativo, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, cooperação, integração e socialização, além de reforçar o vínculo dos discentes com a instituição”.

• Campus_Jaru_-_Gincana__10
  • Campus_Jaru_-_Gincana__11