Projeto de Extensão do Calama Superando a Exclusão 1O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, realiza o Projeto de Extensão “Superando a Exclusão”, tendo por finalidade a oferta de Curso Preparatório para Concurso Público da Secretaria de Educação de Porto Velho (SEMED). O período de atividades foi de 3 de junho a 13 de julho, voltando a haver novo encontro no dia 26/07, para revisão de matérias do cargo de auxiliar de limpeza devido a alteração da data da realização da prova objetiva.

Coordenado pelo Departamento de Extensão do Campus Porto Velho, atendeu a comunidade discente do IFRO que são beneficiados pelos programas de auxílios estudantis, e a comunidade externa em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os coordenadores do projeto, Leila Cândido dos Reis e Leonardo Felizardo, lembram que o edital do concurso municipal foi lançado em maio, disponibilizando mais de 700 vagas através de concurso para cargos de nível fundamental, médio e superior. “O principal objetivo do projeto é viabilizar meios de nivelamento do conhecimento, para as pessoas que sempre sonharam ser aprovado em um concurso público e não tinham condições financeiras para custear um cursinho preparatório. O projeto trouxe além das disciplinas cobradas no edital, o conhecimento de direitos do cidadão, a isenção da taxa da inscrição do concurso para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, autoestima, além de resultados expressivos no processo seletivo”, afirma Leonardo.

Colocando em prática a premissa de consolidar a atuação institucional, com o reconhecimento da sociedade como agente de transformação social, econômica, cultural e ambiental de excelência, os coordenadores mostram que estão atendendo as demandas da sociedade local. “Destacamos que após levantamento prévio de grupos de concursos nas redes sociais, consideramos que este concurso terá considerável demanda de inscritos, fazendo com que a concorrência seja bem acirrada, especialmente para os cargos de nível fundamental e médio. Instituições privadas (escolas e cursinhos) já estão ofertando cursos preparatórios para os três níveis e diferentes cargos. Sendo assim, acreditamos que ao propor a oferta de um curso preparatório gratuito que atenda tanto o público interno como o externo, estamos cumprindo dois dos nossos tripés, o ensino e a extensão”, concluem eles.

• Projeto_de_Extensão_do_Calama_-Superando_a_Exclusão_1
  • Projeto_de_Extensão_do_Calama_-Superando_a_Exclusão_2