UEP Produção de alface 2

Foi realizada no mês de março a implantação de uma Unidade Educativa de Produção (UEP) de Hidroponia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. O novo ambiente de ensino foi instalado na horta da unidade e se encontra em plena produção de alface.

A intenção é que a Unidade Executiva de Produção possa ser empregada tanto para o ensino como para pesquisa, envolvendo os alunos do Curso Técnico em Agropecuária e Graduação em Agronomia, que terão aulas prática e consequentemente, melhor formação profissional. Além disso, a inovação irá fornecer mais informações tecnológicas para a população regional.

Os responsáveis pela implantação da Unidade Executiva de Produção foram os técnicos em agropecuária Tiago Luis Cipriani e Lucas Pedro Cipriani. Para tanto, contaram com a colaboração do professor Heros Targanski. “O sistema de cultivo hidropônico proporciona maior nível tecnológico para produção de vegetais. Contudo, é indispensável como uma unidade educativa e produtiva do campus. Assim, irá auxiliar a disseminar a tecnologia na região de Ariquemes”, explica Lucas Pedro Cipriani.

A UEP foi confeccionada com materiais improvisados e o restante foi adquirido pelos servidores envolvidos na implantação da unidade hidropônica tipo NFT. Para condução desse sistema de produção é necessário o monitoramento do pH e condutividade elétrica da solução, as quais são fatores cruciais para o sucesso da atividade. Essas ações são acompanhadas pelos técnicos na unidade. Atualmente, está sendo realizada a colheita de alface que é destinada ao refeitório estudantil do campus.