FAULIM 4O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Calama, realizou parcerias com empresas fornecedoras de soluções em software para utilização nos cursos de Engenharia Civil e do Técnico em Edificações.

“Com a implantação do curso de bacharel em Engenharia Civil e a oferta da formação técnica integrada ao Ensino Médio com o Curso Técnico em Edificações, a necessidade de melhoria nas ferramentas didáticas demandou a efetivação de várias parcerias com empresas fornecedoras de soluções em software para utilização nos cursos. O Instituto Federal de Rondônia tem buscado atender a essa demanda investindo não apenas em laboratórios e equipamentos, como também em softwares específicos para cálculo de estruturas. Desta forma, as coordenações do Curso Técnico em Edificações e de Engenharia Civil receberam com sucesso a notícia de que duas empresas forneceram suas soluções, de forma gratuita, para serem utilizadas exclusivamente nas atividades docentes e de pesquisa dos cursos”, explica o professor Adel Rayol de Oliveira Silva.

As coordenações têm entrado em contato com as empresas na busca por novas ferramentas, que contribuirão significativamente para as aulas, oficinas e pesquisas na área de projeto de estruturas. As parcerias efetivadas foram com a empresa TQS forneceu o Software TQS UniPro 12, que é utilizado para cálculo e detalhamento de estruturas de concreto armado e pré-moldadas de concreto, alvenaria estrutural e estruturas protendidas de concreto; e com a empresa FAULIM, que ofereceu o software Faulim TR – LTNU, destinado ao cálculo e detalhamento de lajes pré-moldadas treliçadas com o uso de EPS ou lajotas.

“As negociações com outras empresas continuam e esperamos em breve obter respostas favoráveis para o fornecimento de soluções para estruturas metálicas, projetos elétricos e hidrossanitários, bem como desenho arquitetônico e detalhamento de estruturas em geral. Outrossim, softwares para orçamento e acompanhamento de obras”, finaliza o professor Adel.

• FAULIM_1
  • FAULIM_2