JICs Ji Paraná 5

De 18 a 26 de abril de 2018 foram realizados os Jogos Internos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, (JIC-JIPA 2018). Participaram estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com acompanhamento de professores de Educação Física do IFRO. Os vencedores dos jogos foram no futsal feminino: 3º A do Técnico em Química; no futsal masculino: 3º A Informática; no voleibol feminino: 3º A Florestas; voleibol masculino: 3º A Florestas; e no handebol a disputa foi apenas entre cursos, sendo campeão o Técnico em Química.

O discente da turma campeã do futsal masculino, Leibniz Venâncio Chaves Lopes, diz ter sido surpreendido na “organização dos jogos, tanto pela realização da abertura e do excelente planejamento feito pela equipe organizadora interna escolar, quanto pela participação dos alunos durante o evento. Acredito que eventos como esse trazem um clima lúdico para o ambiente escolar, nos fazendo esquecer um pouco da rotina pesada que temos, além de aproximar mais os estudantes e dar a eles a oportunidade de mostrar suas habilidades e potenciais no esporte”.

A proposta do evento foi de promover a integração da comunidade acadêmica do Campus Ji-Paraná, através da realização do campeonato que contém diversas modalidades esportivas, nas quais os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver as suas habilidades sociais e individuais por meio da interação com outras turmas no desempenho da modalidade escolhida.

Para Maycon Lima da Silva, que compôs a turma campeã do voleibol masculino, a experiência o fez “conhecer novos esportes além do vôlei que já praticava. Esse tipo de evento também proporciona uma interação maior entre os alunos, possibilitando o surgimento de novas amizades”. O estudante completa: “eventos realizados pelo IFRO trazem também uma quebra na rotina escolar e isso evita que o aluno vá enjoando da escola, anima mais o estudante a se integrar ao ambiente escolar, que é o local onde passa a maior parte do dia”.

Rhíllary Gabriely Calente de Oliveira, da turma campeã do futsal feminino, também gostou dos jogos. “Acredito que realizar eventos assim no campus é muito bom, principalmente se tiver o mesmo método desse ano, contando com a ajuda dos estudantes, pois os alunos ajudaram os professores a arbitrar e anotar as informações sobre cada partida. E contou como avaliação na matéria de educação física”, concluiu Rhíllary.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2018/08.05.18/jics