Células Empreendedoras1O Programa Células Empreendedoras chegou ao final de sua primeira edição com duas medalhas conquistadas pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), por meio do Campus Cacoal. O projeto Descarpil, com os estudantes do Curso Técnico em Informática Dalian Gowert e Geovana Oliveira da Silva, ficou em terceiro lugar. E o Professor Juliano Silva ganhou o segundo lugar entre os educadores que acompanhavam com mentorias os projetos participantes. A final ocorreu na noite do dia 29/11, entre as atividades do XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), em Recife (PE).

Em julho, o Campus Porto Velho Calama sediou uma das etapas da competição, que também passou pelos Institutos Federais em Goiás (IFG), Pernambuco (IFPE), Rio de Janeiro (IFRJ), Paraíba (IFPB) e Paraná (IFPR).

“A Descarpil tem o objetivo de promover o descarte de pilhas e baterias, assim, além de conscientizar a população de que é necessário fazer o descarte correto para que esse material não chegue ao meio ambiente, também motiva ofertando descontos, produtos e brindes”, ressalta Geovana. A ideia, complementa Dalian, é que o material depositado no ponto de coleta seja contabilizado para se transformar em pontuação para a troca por prêmios.

Entre as premiações destinadas aos três primeiros lugares está uma semana em Recife para participação em uma Jornada Empreendedora. Além do IFRO que ficou em terceiro lugar, também participam a equipe vencedora “Polimex: Soluções em biopolímeros” do IFRJ e a equipe que ficou em segundo lugar “Inocência”do IFG. As startups visitaram locais como o Porto Digital, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados e o Porto Mídia! (L.O.U.Co), o espaço criativo do Sebrae (SebraeLab), a Flammarion Cysneiros Junior DC, entre outras experiências empreendedoras, visando obter novos conhecimentos e expansão de networking.

• Células_Empreendedoras
  • Células_Empreendedoras1