Campus Vilhena Primeiros Socorros 1

Estudantes dos 1ºs anos A e B do curso técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, estão aprendendo noções básicas de primeiros socorros aplicadas à eletromecânica.

O projeto, que teve início no dia 06 de novembro, está sendo desenvolvido em 4 encontros pelos professores Ney Grequi Franco Figueiredo e Ewerton Luiz Costadelle e une teoria, em que são apresentadas definições e conceitos, e prática, com simulações de procedimentos emergenciais de salvamento.

Assim, ao final do projeto, os alunos terão aprendido, dentre outros assuntos, sobre tipos e metodologias de primeiros socorros para diversas situações, desde quedas, sangramentos, queimaduras, fraturas, choque elétrico e acidentes com ferramentas cortantes.

O professor Ewerton ressaltou a relevância do conteúdo para a formação profissional dos alunos. “Estes conhecimentos constituem uma competência importantíssima porque o eletromecânico está sujeito a diversos tipos de acidentes, porém o assunto ainda não está contemplado na grade curricular do curso”, falou.

O professor Ney complementou dizendo que os procedimentos são muito válidos, porque a capacidade de executá-los corretamente pode salvar vidas e o contrário, a má prestação de socorro, pode gerar complicações para a vítima.

A estudante Andressa Bordin comentou sobre a experiência. “Estas aulas nos ajudarão muito futuramente, são conhecimentos que podem ser usados em várias outras situações”, explicou.

Kallyane Victória concordou com a colega de turma acrescentando que: “[...] para além da formação técnica, são conhecimentos para a vida e acredito que todo cidadão deveria aprender”.

• Campus_Vilhena_-_Primeiros_Socorros_1
  • Campus_Vilhena_-_Primeiros_Socorros_2