Conif articula novas ações de internacionalização

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 08h34 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 17h54 | Acessos: 1292

20 6 2018 reuniao oeiPara o desenvolvimento de novas ações na área de Relações Internacionais, reuniões com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Santander Universidades foram realizadas nesta quarta-feira, 20/6, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília. Do Conif, participaram o presidente, Roberto Gil Rodrigues Almeida; o diretor Administrativo, Luiz Simão Staszczak; o diretor Financeiro, Uberlando Tiburtino; o secretário executivo, Alexandre Bahia; e a assessora de Relações Internacionais, Ana Carolina Oliveira.

O diálogo com o secretário-geral da OEI, Paulo Speller, resultou na construção de agenda para o planejamento de programa de cooperação a ser apresentado na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), realizada de 10 a 14 de setembro, em Búzios (RJ). Também ficou confirmada a participação da OEI na mesa-redonda “O papel das Redes Internacionais para o Fortalecimento da Educação Profissional – Como convergir esforços”, ao lado de representantes de diversas redes mundiais de educação profissional, na Reditec.

A agenda com Paulo Speller foi acompanhada pela assistente de projetos da OEI, Carla Couto, e pela representante do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) Adriana Rigon Weska.

Santander Universidades

20 6 2018 reuniao santanderNa segunda reunião do dia, a coordenadora do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter-Conif), Juliana Vilela Alves Pacheco, apresentou proposta para a concessão de bolsas para servidores e estudantes da Rede Federal em programas como o Santander Mundi e o Top España. Como encaminhamento, os representantes do Santander apresentarão uma contraproposta nos próximos dias, incluindo a Rede também em ações nacionais.

Do Santander, participaram os gestores Simone Cozzatti, Maria Carolina de Camargo e Antonieto; Jairo Mascarenhas; e Ricardo Marcelino. Pelo Forinter, estiveram presentes o vice-coordenador, Flávio Amorim da Rocha, e a secretária, Verônica Rangel Barreto

Fonte: Assessoria de Comunicação - Conif