Planejamento de ações com a Bolívia na pauta do IFRO

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 14h15 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 14h25 | Acessos: 2098

Reunião UAB IFRO 4

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) debateu em dois diferentes momentos nesta semana pautas que envolvem parceria com a Bolívia. Uma delas foi realizada pelo Governo do Estado, denominado “Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia- Beni e Pando”. A outra foi na própria reitoria, também em Porto Velho, traçando um plano de trabalho com a Universidade Autônoma do Beni (UAB).

No dia 11 de junho, representantes da instituição boliviana estiveram presentes no IFRO, entre eles o Vice-Reitor de Graduação, Jesús Egüez Rivero, o Diretor de Relações Internacionais, José Luis Rivero Jordán, e o responsável pelas relações de fronteira, Rolando Villar Añez.

Segundo a Assessora de Relações Internacionais (ARINT), Laura Borges Nogueira, o objetivo é tratar da visita técnica à UAB, conforme convite feito em reuniões que ocorreram no Campus Guajará-Mirim. Entre os encaminhamentos tirados em Porto Velho, está o de “realizar reunião na sede da UAB, em Trinidad, para a construção de Plano de Ação em conjunto, envolvendo os reitores das duas instituições”, ressalta Laura. Na reunião também participaram servidoras do Campus Ji-Paraná, que fizeram relato sobre o Curso FIC ministrado a alunos e professores da UAB.

Fronteira

Como retorno ao convite feito pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), representantes do IFRO marcaram presença no evento Diálogos de Fronteira Brasil-Bolívia. O Instituto foi convidado para contribuir nos debates sobre o tema educação, como parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável na Fronteira. Do IFRO estavam presentes servidores da reitoria e dos campi Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Ariquemes, que participaram do workshop temático sobre Educação Superior e Medicina. Também ocorreram no evento debates sobre Meio Ambiente e Agronegócio, Comércio de Fronteira e Segurança.

No evento participaram autoridades brasileiras e bolivianas, classe empresarial, operadores logísticos e convidados, especialmente dos departamentos bolivianos Beni e Pando, visando promover intercâmbio entre representantes das diversas instituições, que discutiram políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia. Realizado nos dias 12 e 13, no Rondon Palace Hotel, o ‘Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia- Beni e Pando’, foi coordenado pelo Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro).

• Reunião_UAB-IFRO_1
  • Reunião_UAB-IFRO_10