Professores conteudistas da Escola de Conselhos recebem capacitação

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 16h41 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 17h13 | Acessos: 1520

Escola de Conselhos 7

Professores conteudistas do Curso de Formação Continuada para Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente na Amazônia Legal, atividade ligada à Escola de Conselhos de Rondônia (implantada em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) participaram de uma capacitação entre os dias 11 e 12 de junho, no Campus Porto Velho Zona Norte.

Segundo uma das capacitadoras, Laura Akemi Cortes Massunari, durante os dois dias de capacitação, foram trabalhados a produção de material didático para Educação a Distância (EaD), o formato e o que é necessário para que o aluno consiga acompanhar o curso, além de informar o formato que o curso vai ser ministrado nos encontros semipresenciais com as aulas via satélite. “Conversamos sobre a produção de materiais, cadernos didáticos, slides e outros instrumentos usados na sala de aula. No período da manhã, foi realizada uma capacitação no estúdio, para ter uma noção de como funciona a dinâmica do vídeo, de como funciona uma tele aula. E foi importante que eles tenham vindo porque a modalidade é bastante específica, uma vez que não existe a presença física do professor em sala de aula. Então isso acaba impactando em como você utiliza a linguagem que você vai empregar neste material, como vai ser passado esse conteúdo para as pessoas, e quem é o seu público-alvo”, comentou.

Segundo Cláudio Lima da Silva, Coordenador Técnico Nacional do Sistema de Formação para Infância e Adolescência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é a área executora da parceria que está sendo realizada com o IFRO,  “[...] preparação que estamos fazendo é importantíssima para que todos os professores conteudistas alinhem a metodologia, para que ela chegue da melhor forma possível ao público, que são os conselheiros tutelares e conselhos de direitos da Amazônia. Então aprender aqui as novas ferramentas, aprender como fazer a gravação das aulas ou a vinculação ao vivo das aulas, aprender as novas técnicas, usar todos os ambientes, padronizar os instrumentos tanto os escritos quanto os digitais é de fundamental importância para que o trabalho seja feito com a qualidade esperada”, explicou.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, em 2017 foi aprovado um projeto junto à SNDCA para a oferta de curso de formação para os Conselheiros Tutelares e de Direito para a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para toda a Amazônia Legal, contemplando os Estados do Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Roraima e Maranhão. “Estamos atualmente na etapa de aquisições de equipamentos e treinamento dos professores conteudistas que atuarão na formação dos Conselheiros. O próximo passo agora será a produção do material didático e posteriormente o início do curso, que está previsto para iniciar até o mês de outubro/2018. Serão capacitados um total de 4.500 Conselheiros até junho de 2019”, informou.

Sobre a Escola de Conselhos

A Escola de Conselhos de Rondônia foi Implantada em 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – SNDCA. Atende os 52 municípios por meio de cinco Núcleos de Formação que funcionam nos Campi de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, os quais são estrategicamente localizados e possuem infraestrutura necessária para o atendimento aos Conselheiros Tutelares e de Direito para a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As atividades da Escola de Conselhos são efetivamente discutidas, monitoradas e avaliadas pelo Grupo Gestor, formado por representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONEDCA, Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia – ACTRON, Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – FEDCA, Centro de Apoio Operacional da Cidadania–CAOP/MP-RO, Associação Rondoniense dos Munícipios – AROM, Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS e Secretaria Estadual de Assistência Social – SEAS/RO.

A Escola de Conselhos tem por objetivo promover a formação continuada de Conselheiros Tutelares e de Direito para a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Assim, vem contemplar a necessidade de evolução da sociedade brasileira na aplicabilidade efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, por meio de uma constante e qualificada formação.

• Escola_de_Conselhos
  • Escola_de_Conselhos_1