IFRO realiza debate sobre Educação Escolar Indígena

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 13h36 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 13h36 | Acessos: 1232

Educação Escolar Indígena IFRO 2

Representantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) e dos povos indígenas do Estado estiveram reunidos nessa quinta-feira, 14/06, na Reitoria. O objetivo foi o de discutir e propor ações que contemplem a Educação Escolar Indígena no âmbito do IFRO. Na pauta estava o repasse da CONEEI (Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena), realizada este ano em Brasília (DF), e que entre os 600 delegados, o Instituto Federal de Rondônia estava representado no debate em torno da educação superior e tecnológica.

Também fez parte da pauta de ontem o Plano de Trabalho do Grupo de Trabalho e a Minuta da Política de Educação Escolar Indígena do IFRO. “Este momento é extremamente relevante, pois precisamos ouvir os povos indígenas para entender suas demandas, anseios e necessidades. Também precisamos unir forças e articular parcerias para fortalecer as ações desenvolvidas”, afirma a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis.

Na reunião estavam presentes lideranças indígenas, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e IFRO. “Nosso objetivo foi discutir e propor ações que contemplem a educação escolar indígena no âmbito do Instituto Federal de Rondônia”, explicou Goreth.

As proposições da reunião são a Criação do Comitê de Educação Escolar Indígena do IFRO, com representação das diversas lideranças e instituições; Elaboração do Plano de Trabalho do Comitê; Elaboração do Regimento do Comitê; Criação de um calendário permanente de reuniões; Elaboração da Política de Educação Escolar Indígena do IFRO; Propostas de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); e Proposta de cursos técnicos e superiores específicos para às comunidades indígenas. “Na oportunidade também foram repassadas as informações da 2ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em Brasília nos dias 19 a 21/03, em que tivemos como representante do IFRO a professora Lediane Felzker, do Campus Ji-Paraná”.

• Educação_Escolar_Indígena_-_IFRO__1
  • Educação_Escolar_Indígena_-_IFRO__10