Comissão Própria de Avaliação participa de curso de Planejamento Estratégico

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 08h52 | Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 08h52 | Acessos: 1237

Posse CPA 2

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) recebeu um treinamento da Diretoria de Planejamento sobre desenvolvimento institucional e planejamento estratégico. A comissão recém-empossada cumpriu compromissos pré-agendados no período de 25 a 27 de abril, na Reitoria. Junto à capacitação, os integrantes da comissão ainda tiveram reunião ordinária e fizeram deliberação da composição da nova diretoria.

Conforme o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Sousa Araújo, no dia 26 a finalidade de seu treinamento foi mostrar como estava constituído o PDI/IFRO (Plano de Desenvolvimento Institucional), “a estrutura do documento, os capítulos e, principalmente, o capítulo 8 que fala da avaliação e acompanhamento do PDI na instituição”.

No PDI estão previstas reuniões de avaliação da estratégia, em que são feitas checagens de como estão os indicadores. Diante disso, verificou-se que “para cada objetivo estratégico existem dois ou três indicadores avaliando alguma situação da instituição. Existe, assim, uma correlação entre os atores da instituição, por exemplo, entre a DPLAN, que acompanha a execução do PDI a partir dos indicadores que foram estabelecidos no modelo de gestão, e a CPA, que também faz uma avaliação institucional, mas a partir da visão da comunidade acadêmica, dos servidores e alunos”, esclarece o Diretor.

A ideia é que a Comissão Própria de Avaliação e a PRODIN (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional) possam trabalhar em parceria, verificando situações avaliadas sob diferentes pontos de vista (da gestão e da comunidade interna e externa), “assim, podemos fazer uma triangulação de análise”, conclui Leonardo.

Foram três dias de reunião da CPA, no dia 25/4, ocorreu a definição da agenda anual e das ações para 2018. No dia seguinte foi a vez de tratar da avaliação institucional no contexto histórico até a contemporaneidade, além de ter sido a data de posse dos membros. Por fim, no dia 27/04, foram definidas as ações na primeira reunião ordinária e escolha de presidentes, vice-presidente, secretária e secretário e definidas as competências dos demais membros.

Posse

Os titulares e os suplentes da CPA/IFRO foram empossados no dia 26 de abril. Os novos membros foram eleitos por meio de processo conduzido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Segundo o Presidente da CPA, Clayton Ferraz, “a eleição dos novos membros para compor a CPA é muito importante, uma vez que essa nova formação tem a missão continuar e aperfeiçoar os trabalhos que já foram iniciados pela composição anterior. Nesse novo mandato, que será de três anos, os membros terão mais tempo parar executar e implantar todas as atividades que a CPA deve exercer na nossa instituição”.

Para ter acesso à Comissão pode-se enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou procurar os servidores representantes em cada campus. A CPA deve ainda deflagrar a escolha dos membros para a composição local, em todos os campi do IFRO.

• Posse_CPA_1
  • Posse_CPA_2