Iniciadas atividades da primeira turma do Doutorado Interinstitucional em Educação do IFRO

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2018, 15h34 | Última atualização em Sexta, 16 de Março de 2018, 16h14 | Acessos: 3613

Turma do Dinter em Educação IFRO Unesp 2

Dezenove docentes e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram entre os dias 05 e 10 de março do início das atividades do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, ofertado em parceria com Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Campus de Marília (Unesp). Durante a semana a disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural para a Formação de Professores” foi ministrada pela Professora Drª. Suely Amaral Mello. Os encontros ocorreram no Campus Porto Velho Calama.

A abertura das atividades contou com a participação do Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior e do Diretor-Geral do Campus Calama, Marcos Atiles Aparecido Mateus. Em sua fala Uberlando mencionou a importância do Dinter para a instituição, reforçando a preocupação do IFRO em capacitar seus servidores.

Outras cinco disciplinas serão ministradas em Porto Velho (RO). O programa prevê ainda a ida dos doutorandos à cidade de Marília, sede da Universidade Estadual Júlio de Mesquita UNESP, para cursar duas disciplinas, receber orientação e realizar o estágio obrigatório.

Doutorandos

Para a Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Ariquemes, Silvana de Fátima dos Santos, o doutorado representa a possibilidade de realização profissional e pessoal. “É o curso que eu almejei, na área que escolhi! Sinto-me lisonjeada por hoje fazer parte de uma instituição de ensino/pesquisa/extensão que se preocupa, valoriza, oportuniza e incentiva a formação continuada de seus servidores. Sou muito grata pela oportunidade", comentou.

As questões envolvendo os processos educacionais sempre motivaram a Professora de Língua Portuguesa do Campus Porto Velho Zona Norte, Andreia dos Santos Oliveira. “Então foi empolgante quando o IFRO divulgou a parceria com a Unesp. Vi nesta parceria a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área. Apesar de ser professora a mais de uma década, percebo a necessidade de conhecer as várias teorias educacionais, e eleger aquela que conduzirá as minhas práticas pedagógicas. A primeira disciplina cursada mostrou isso. Para mediar o conhecimento precisamos ter claros quais são os elementos envolvidos no desenvolvimento humano. Acredito que o doutorado contribuirá com o aperfeiçoamento de minhas práticas pedagógicas, e que através das leituras e pesquisas poderei contribuir de alguma forma com a educação do nosso estado”, relatou.

Mauro Sérgio Demício, Professor de Música do Campus Colorado do Oeste, disse se sentir grato à instituição pela oportunidade de continuar os estudos. “Encaro como um desafio pessoal de aprofundamento teórico, para o crescimento pessoal. E a forma que posso dar em retribuição à instituição, é sendo um profissional mais qualificado, mais competente, mais comprometido com o desenvolvimento acadêmico dos meus alunos. E com toda certeza o doutorado é uma oportunidade para este desenvolvimento, de nos prepararmos melhor, e que acaba refletindo na preparação dos nossos alunos”, reforçou.

De acordo com a Professora de Língua Portuguesa do Campus Ji-Paraná, Dionéia Foschiani Helbel, o IFRO é uma instituição que impacta positivamente a sociedade e está crescendo a cada ano, diante disso há a necessidade de capacitação para atender os alunos da melhor forma possível. “Mesmo formada em língua portuguesa, sinto a necessidade de aprender como se dão os processos de aprendizagem, quais as metodologias de ensino apropriadas para nossos alunos aprenderem. Então eu vi no Dinter educação uma oportunidade de aprendizagem que pode e vai atender uma necessidade profissional minha. E claro, também é uma conquista pessoal”, disse acrescentando que: “O sentimento inicial neste doutorado é de apreensão, porque é uma empreitada um tanto quanto difícil, mas também é um sentimento de gratidão à minha instituição e à UNESP por promover a acessibilidade intelectual a nós que moramos tão distantes dos grandes centros acadêmicos”.

Segundo o Professor de Sociologia do Campus Porto Velho Calama, Raimundo José dos Santos Filho, é uma grande satisfação para os servidores, a possibilidade de poder participar de programas de Pós Graduação stricto sensu, “tanto pela importância para a nossa carreira como para uma melhor qualificação do pessoal do campus. Como a dificuldade nesse aspecto é muito grande, pelo fato de estarmos em uma região na qual não existe oferta mais ampla neste sentido, os programas interinstitucionais vêm suprir esta lacuna”, falou.