Presidente e nova diretoria executiva do Conif tomam posse

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 12h09 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 08h27 | Acessos: 1502

posse 2018

O professor e reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, assumiu a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na noite desta terça-feira (20). A solenidade foi realizada no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), e contou com a presença de reitores dos Institutos Federais, parlamentares, como os deputados federais Maria do Rosário (RS) e Reginaldo Lopes (MG), e parceiros intrnacionais do Conif.

Além do presidente Gil, integrantes da nova diretoria executiva do Conif também tomaram posse durante a solenidade: o vice-presidente, Sérgio Teixeira Costa (Ifal); o diretor administrativo, Luiz Simão Staszczak (IFMS); a diretora de relações institucionais, Carla Comerlato Jardim (IFFar); e o diretor financeiro, Uberlando Tiburtino Leite (IFRO).

Durante discurso, o novo presidente do Conif afirmou que assumir a presidência não vai ser uma “tarefa fácil”, mas que é preciso persistir e dialogar com a política. “Esperamos que o atual e próximo governo desenvolvam ações que efetivamente contribuam para a continuidade da expansão da Rede Federal, que tanto fortalece o ensino para as pessoas mais carentes do nosso país. Enquanto eu estiver dentro dos institutos e do Conif, levantarei sempre essa bandeira.”

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Brandão Ferreira, que encerrou o mandato nesta terça, também se pronunciou durante o evento e disse sobre o desenvolvimento dos trabalhos como presidente em 2017: “não é fácil deixar nossas instituições; todo dia tem atividade, um incêndio a apagar. Nós estávamos em Brasília sempre conversando com entidades, com a Esplanada dos Ministérios, ministros e secretários, participando de audiências e comissões no Congresso Nacional. Trabalhamos para mostrar à sociedade brasileira qual é o papel dos Institutos Federais.”

Presidente — O atual presidente do Conif é doutor em Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e tem licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Almeida assumiu a reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em 2012, cargo que ocupa até então. No Conif, foi vice-presidente e coordenador da Câmara de Extensão.

• Fotos_da_posse_no_Conif1
  • Fotos_da_posse_no_Conif2