Campus Ariquemes tem pesquisa apresentada em João Pessoa

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 17h30 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h15 | Acessos: 2268

14

Docente e estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, apresentaram pesquisa científica em Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (CONGESTAS 2017), realizado em João Pessoa (PB), de 11 a 15 de dezembro de 2017. A pesquisa avaliou a obtenção de adubos e substratos naturais oriundos da compostagem vegetal de folhas secas e palhas de gramíneas enriquecidas ou não com torta de mamona para usos em plantas arbóreas, ornamentais e hortifrutícolas.

Para o coordenador da pesquisa, João Abílio Diniz, trabalhos dessa natureza fazem a diferença ao contribuir significativamente para o crescimento e desenvolvimento da comunidade interna e externa, fazendo com que o Instituto Federal cumpra com a função social de atender demandas do cotidiano. “A compostagem vegetal pode ser recomendada para ambientes que tenham disponibilidade de resíduos orgânicos como folhas secas e palhas de gramíneas. A grande vantagem deste processo de reciclagem vegetal reside na praticidade e facilidade de produção de adubo e substrato natural estando esta tecnologia ao alcance de todos”, disse. Ele ainda explica que além da comunidade em geral, a pesquisa se volta a agricultores familiares, estudantes e servidores de escolas polos do vale do Jamari.

Na opinião da estudante Micaely Cristina Reis, “foi ótimo participar desse projeto, rendeu publicação e participação em um evento. Participar de um projeto, onde reutilizamos as folhas caídas das árvores para criação de substrato e adubo natural foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de mostrar o potencial deste material, despertando o interesse pela replicação desta ideia, aumentando a sustentabilidade ambiental”.

Também participaram os alunos Pricila Gomes, Heloiza Oliari Venturine e Chayse Bratz Assunção de Almeida. O trabalho foi aprovado e publicado no periódico científico do evento: Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, tendo como título “Efeitos da torta da mamona Ricinus communis L. (Malpighiales: Euphorbiaceae) sobre a produção de adubo oriundo da compostagem”.

“Em pouco tempo e com baixo custo, pode-se produzir adubo e substrato natural, garantindo reaproveitamento de resíduos orgânicos e sustentabilidade. Várias combinações de compostagens podem ser preparadas com sucesso, principalmente se na mistura utilizar tortas de óleos vegetais ricas em Nitrogênio e outros elementos essenciais às plantas cultivadas como os obtidos das mamoneiras”, explica o docente. João Diniz ainda indica que o uso da tecnologia de compostagem vegetal pode ser adotada com sucesso em outros locais.

O experimento foi realizado numa área de 24 x 6 metros, envolvendo 24 parcelas, no próprio Campus Ariquemes, e teve seis diferentes combinações de compostagens com palhas de gramíneas, mamona, torta de mamona e folhas secas, realizando-se regularmente medidas das temperaturas dos compostos em decomposições e pesagem. Os experimentos receberam visitas para conhecimento da tecnologia adotada, tendo sido manifestada apoio à ideia com compromisso de colocar em prática em seus ambientes de residências e trabalhos.

• 10_2
  • 11_3