Integrantes de incubadoras de empresas participam de oficina de modelagem de plano de negócios

Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 09h52 | Última atualização em Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 09h57 | Acessos: 1852

Redinova 1

Integrantes das incubadoras de empresas dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram nos dias 08 e 09 de janeiro de uma oficina de modelagem de plano de negócios.

A atividade ocorreu no Campus Calama e foi desenvolvida pela Rede de Incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova), coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRO e teve o objetivo de auxiliar os empreendimentos pré-incubados das incubadoras dos Campi Calama e Zona Norte a elaborarem seu plano de negócios.

“É indispensável aos empreendimentos pré-incubados que os integrantes desenvolvam um plano de negócios para, assim, conseguirem parcerias e captação de recursos externos.”, destacou Jairo Tschurtschenthaler Costa, Coordenador de Inclusão Social e Produtiva da PROEX e organizador da atividade.

Jairo destaca que “os empreendimentos estão indo bem. Já temos alguns que estão captando clientes. A maior parte está na fase de desenvolvimento e já temos produtos que estão se tornando preparados para a próxima fase do projeto”.

Um dos participantes da oficina foi o publicitário Collien Néry. Ele faz parte de uma equipe (Saúde Agora) que está desenvolvendo um aplicativo para smartphones na área da saúde.   "Com a oficina pude aperfeiçoar a proposta de atuação no mercado que iremos adotar. O resultado foi a produção do quadro Canvas e do Modelo de Negócio com as características e  atribuições da nossa futura empresa, que servirão como instrumento para buscar investimentos e parcerias. É incrível como esse processo mudou significativamente para melhor o rumo que minha equipe vai tomar daqui pra frente. Inclusive o próprio nome da nossa empresa deverá mudar para nos adequarmos aos nossos potenciais clientes", explica o jovem, que tem empreendimento pré-incubado no Campus Porto Velho Zona Norte.

Na quinta-feira (11), os integrantes das duas incubadoras do IFRO participarão de uma palestra com coordenadora das Incubadoras de Empresas do Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza, Maria do Socorro Ribeiro da Silva, que compartilhará as experiências exitosas entre os Institutos Federais, no que se refere ao fomento do empreendedorismo através das incubadoras de empresas.

• Redinova_1
  • Redinova_2