Campus Ariquemes realiza Mostra Musical 2017

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 11h39 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h15 | Acessos: 1711

Cartaz

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realiza neste sábado, dia 16/12, a Mostra Musical 2017. O evento será no Centro Cultural do município de Ariquemes, com apresentações dos alunos para o encerramento dos projetos de ensino do IFRO (Música e Teatro) e do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Música, a partir das 19 horas.

Na programação ainda serão ministrados um minicurso (Produção musical independente: Da ideia ao mercado, ministrado pelo professor de música do Campus Cacoal, Afonso Felipe Romagna, das 9 às 12 horas) e uma oficina (Iniciação à Prática Vocal, ministrada pelo professor de música do Campus Porto Velho - Calama, Alexandre de Oliveira, das 13 às 16 horas). As inscrições para as duas capacitações são gratuitas e podem ser feitas em https://eventos.ariquemes.ifro.edu.br/.

No minicurso o intuito é o de promover o encontro visando aproveitar o momento para capacitar e desenvolver profissionalmente os alunos para eventos artísticos. E estarão em estudo: aperfeiçoamento da ideia musical, planejamento e público alvo para desenvolvimento do produto, pré e pós-produção (fases de elaboração para um registro fonográfico), equipamentos para gravação (Home Studio), mídias e divulgação e mercado musical.

Enquanto a oficina de Iniciação à Prática Vocal tem como objetivo apresentar noções gerais sobre o funcionamento do aparelho fonador, enfatizando a respiração e a articulação enquanto componentes básicos para a prática vocal. O professor Alexandre trabalhará os tópicos: o diafragma e a respiração para o canto, exercícios para articulação, vocalização e tessitura vocal e prática vocal orientada.

Segundo o Professor de Música do Campus Ariquemes, Manoel Sampaio Schiavi, o evento tem como objetivo criar um espaço de encontro entre estudantes das diversas modalidades de ensino do IFRO envolvidos com o ensino de Artes. “Dentro do evento foram integradas atividades, um minicurso e uma oficina, para estimular a troca de experiência e conhecimento entre os participantes e comunidade em geral, ampliando contatos e fortalecendo a prática artística local. No final do dia, ocorrerá as apresentações culturais dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo de 2017. Para a apresentação foram convidados músicos regionais, Marcos Biesek e Rafael Vargas, para integrar canções autorais no repertório do concerto promovendo assim a interação dos estudantes com a comunidade local”, afirma o docente.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/12_Dezembro_2017/15.12.17/ariquemes