Docente do Campus Porto Velho Calama capacita educadores em Nova Mamoré

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 13h07 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h36 | Acessos: 2529

Capacitação em Nova Mamoré 4

Educadores da Escola Municipal Professora Onorina de Souza, no distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré (RO) participaram de capacitação com professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama.

A atividade realizada pelo Professor de Biologia, Antonio dos Santos Junior, com a participação da estudante Laura Rafaela da Silva Viana, enfatizou a educação para o século XXI, aprendizagem centrada no estudante e no método dialógico. Dando continuidade à ação de multiplicação do Programa Professores para o Futuro (Setec/CNPQ), a capacitação teve duração de oito horas. “Foi fantástico trabalhar com professores da educação infantil e fundamental. São profissionais dedicados e interessados em desenvolvimento profissional. Tivemos um ótimo dia de trabalho, no qual discutimos a importância da educação para a cidadania e para o Brasil”, revelou Antonio.

Participaram 30 professores da educação infantil e fundamental, da Escola Municipal Professora Onorina de Souza e da região. “Foi muito importante para nossa equipe a oficina de capacitação, pois despertou em todos uma nova visão do ensino, na qual os alunos possam ter uma visão crítica de mundo. Agradecemos muito a vocês, do Instituto Federal de Rondônia, por terem ofertado a nós essa oportunidade de ampliarmos nossos horizontes. Estamos muito gratos”, ressaltou a vice-diretora, Noemir Correa Mendes.

A inciativa em poder contribuir com a formação de docentes e discutir um novo modelo de educação para os educadores em Rondônia foi um dos destaques, segundo os participantes. “O encontro nos mostrou uma forma diferente de avaliar o aluno e a importância de colocá-lo para trabalhar em grupo. Além disso, nos proporcionou uma troca de experiências que considero fundamental para pensarmos em novos rumos para a educação. Os professores comentaram, ao final, o quanto eles conseguiram perceber a contribuição do trabalho desenvolvido pelo professor Antônio na nossa prática e acho que a experiência geral se refletiu de uma forma bastante positiva”, foi o depoimento de Ângela Maria, professora da Escola Municipal José Manoel dos Santos, localizada na linha 29.

Laura Rafaela que está concluindo este ano o Curso Técnico em Edificações, na modalidade Integrado ao Ensino Médio, no Campus Porto Velho Calama, comenta como surgiu o convite ao docente. “Durante as minhas férias, visitei a escola e participei do encontro pedagógico dos professores. Minha tia, a diretora, solicitou que eu falasse um pouco sobre o IFRO, então acabei compartilhando sobre alguns de meus professores que participaram de treinamento na Finlândia. Falei sobre a possibilidade de levá-los até lá e os professores presentes ficaram entusiasmados com a ideia. Depois disso, me comuniquei com o professor Antônio, e ajudei a articular a ida dele para nova Mamoré. No fim, fiquei extremamente feliz em ver que deu certo, os professores da escola gostaram bastante da experiência e tenho certeza que todos aprenderam muito”, diz a estudante.