V Festival Hispânico é realizado no Campus Porto Velho Calama

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h37 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h36 | Acessos: 2140

V FESTIVAL HISPÂNICO 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realizou no dia 18 de novembro a quinta edição do “Olé - Festival Hispânico de Música, Dança e Gastronomia”. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento, entre alunos, servidores e comunidade. Dez turmas, de alunos do 2º ao 4º ano dos cursos técnicos integrados representaram oito diferentes países e tradições.

Os estudantes são orientados a estudar aspectos políticos, sociais, turísticos e culturais dos países hispânicos e escolher danças, músicas e pratos típicos que aprenderam para compartilhar com a comunidade escolar e extraescolar.

O projeto contribui na pesquisa sobre países onde o espanhol é a língua oficial, para conhecimento de aspectos rítmicos, musicais e gastronômicos a serem compartilhados com a comunidade escolar. Desde 2012 a atividade vem se aprimorando e tomando novas proporções para melhorar cada vez mais a prática de ensino dos professores e servidores envolvidos. O auge do projeto ocorre em forma de atividade de extensão, com as apresentações culturais e para degustar da mostra gastronômica, que integram o projeto da qual participam alunos, familiares e servidores do Campus Porto Velho Calama e das outras unidades do IFRO.

“Foi a minha primeira vez participando do Festival. Pela falta de experiência, não tínhamos noção de como organizar a sala e da preparação dos pratos típicos do país que representei: o México. No final, com a orientação dos professores e muita pesquisa sobre a cultura do lugar, acabou sendo melhor que o esperado”, avalia a estudante Danielly Silva, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática.

Luís Filipe, do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado, está com Vituriano Oliveira Xisto no programa de mobilidade estudantil do IFRO em Portugal, mas participaram “virtualmente” do evento em Porto Velho. A turma deles representou o Uruguai e para Luís Filipe “a experiência de participar de um evento na instituição por meio de um vídeo é algo totalmente novo para mim. É bem interessante como as tecnologias de informação e comunicação podem diminuir a distância entre dois locais, tornando-a insignificante. Com a gravação feita para a Feira Hispânica, eu e o Vituriano pretendíamos estar presentes no evento, compartilhando fatos sobre as características do Uruguai, apesar de estarmos muito longe,  praticamente do outro lado do mundo”.

Vituriano Xisto confirma que “foi bom estar presente no Instituto de alguma forma, apesar de essa experiência ser incrível, não deixamos de sentir saudades. Espero poder ter compartilhado com os que viram o vídeo a vontade de se empenhar em buscar oportunidades e, além disso, mostrar que as possibilidades não estão tão distantes”.

A Coordenadora do Festival Hispânico, Maria Rita Berto de Oliveira, afirma que para a equipe do projeto “a realização do Festival Hispânico é um momento especial, em que os alunos expõem para a comunidade o que eles vêm estudando durante o ano todo sobre os países onde o espanhol é língua oficial. A língua espanhola é falada no mundo todo, só perde em número de ‘hablantes’ para o mandarim. E é falada oficialmente em 22 países. Durante o ano estudamos as peculiaridades desses países. Eles realizam a pesquisa e expõem da forma que acham melhor. Este ano tivemos exposições, vídeos, touradas, palestras, ou seja, várias maneiras para interagir com o público que veio prestigiar os trabalhos. Sem contar a gastronomia que é um diferencial no festival”.

“Nossa sociedade está muito impregnada de valores preconceituosos e os latinos, principalmente, sofrem com esse mal que assola a humanidade. Nossos alunos aprendem a experimentar o novo, o diferente e a se abrir para novas culturas. Tenho muito prazer em ser, junto com a professora Iranira e o professor Saulo, precursores desse trabalho”, afirma a professora de Espanhol.

Maria Rita ainda ressalta que neste ano o terceiro ano do Técnico em Informática utilizou a tecnologia para apresentar o Uruguai: através da leitura de QR Code, o visitante poderia conhecer o país através de um ambiente virtual criado especialmente para o evento.

• V_FESTIVAL_HISPÂNICO_1
  • V_FESTIVAL_HISPÂNICO_2