Encontro de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais realiza primeira edição

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 12h44 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 16h58 | Acessos: 2249

Realizado o encontro de pedagogos 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou o I Encontro de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais ligados ao Ensino no IFRO, nos dias 13 e 14 de novembro, no Campus Ji-Paraná.

Conforme o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, o IFRO priorizou a participação de representantes de todos os campi, “pedagogos e TAES, com o propósito de empoderar esses servidores  para que eles atuem  junto aos professores, junto aos alunos, praticando assessoramento”. A ideia da instituição é que além do trabalho operacional, esses servidores também prestem assessoramento junto aos professores. O primeiro Encontro de Pedagogos passa a ser referência no trabalho que a equipe pedagógica terá de assessoramento na consecução das atividades cotidianas do ensino e na prática docente.

O evento tem por finalidade de capacitar os pedagogos e técnicos em assuntos educacionais para a atuação nas diferentes frentes do desenvolvimento do ensino; intensificar a integração entre os pedagogos e técnicos em assuntos educacionais ligados ao ensino dos campi; evidenciar o papel destes profissionais no atendimento às demandas do desenvolvimento do ensino e destacar pontos estratégicos dos regulamentos institucionais e nacionais que norteiam a atuação destes profissionais no cotidiano escolar para o alinhamento do perfil de atuação destes profissionais no IFRO.

A Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Ji-Paraná, Adriana Rosely Silva, avalia que por ter sido o primeiro evento específico, trouxe muita satisfação à categoria, “porque era um anseio que tínhamos de ter contato para compartilhar as experiências com os outros campi, para ver se a dificuldade que eles possuem são as mesmas que possuímos e também para ver o que funciona em outros locais que poderíamos aplicar aqui no campus. Então com esse encontro nós conseguimos realmente fazer isso, ver as situações que são exitosas e também perceber que as mesmas aflições nossas, as mesmas problemáticas do nosso campus, também são de outros”.

Adriana ainda explica que o encontro serviu para fortalecer os trabalhos de setores como o DAPE (Departamento de Apoio ao Ensino) e CAED (Coordenação de Assistência ao Educando). “Envolver toda a instituição para o ensino e aprendizagem, ou seja, para que o IFRO alcance a qualidade e o êxito na educação, e é necessário considerar o quão é importante a atuação dos profissionais que atuam diretamente  com o ensino, que é um dos  tripés do IFRO. Também conseguimos produzir um documento que vai ser entregue à reitoria reivindicando algumas situações que vão facilitar e melhorar a nossa atuação”, completa a servidora.

A Pedagoga do Campus Jaru, Enilda de Oliveira Aliares, diz que participar do Encontro “ foi uma experiência muito positiva. Foi o primeiro evento nessa área e achei muito bem organizado e com temáticas para discussão pertinentes aos nossos interesses na profissão. Os temas abordados foram explanados por pessoas que conhecem do assunto e as contribuições dos pró-reitores de ensino e pesquisa foram excelentes. Além disso, a participação do reitor foi rápida, mas muito significativa. Portanto, encontros assim devem se tornar uma prática frequente no IFRO, pois a troca de experiência enriquecesse o nosso trabalho.

“Hoje o IFRO tem em média 611 servidores, mais de 570 efetivos e muito deles bacharéis, que não tiveram a oportunidade de estudar disciplinas pedagógicas em suas graduações, especialização, mestrado ou doutorado, então, existe uma lacuna. O objetivo é empoderar essa equipe pedagógica para que esses servidores façam o trabalho de assessoramento. E não tenho dúvidas de que, com isso, nós melhoraremos no âmbito institucional, no contexto  do ensino, as metodologias aplicadas,  os planos de ensino  que são construídos, as avaliações que são criadas e repassadas aos nossos alunos”, conclui o professor Moisés.