Lideranças estudantis do Calama participam de atividades no Forte Príncipe da Beira

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 10h57 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h38 | Acessos: 3029

Forte Príncipe da Beira 3

O I Encontro de Líderes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ocorreu de 8 a 10 de novembro. Realizado durante viagem ao Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), o evento recebeu paralelamente atividades histórico-culturais. Participaram 40 líderes e vice-líderes de turma de cursos técnicos integrados e subsequentes e da graduação.

A escolha do Forte Príncipe da Beira foi motivada pela importância que monumento possui para a história e geografia do estado de Rondônia, proporcionando compartilhamento de experiências e participação em uma atividade que enfatizou história e cultura rondoniense. Além da visita guiada ao Forte Príncipe da Beira, houve dinâmica de integração e palestra sobre liderança e protagonismo juvenil.

“A viagem foi importante, pois os líderes das turmas puderam ter três experiências únicas. A primeira delas foi a visita ao Real Forte Príncipe da Beira, maior fortificação construída fora de Portugal e que foi uma das peças fundamentais para que a futura República Federativa do Brasil tivesse posse sobre as terras amazônicas. A segunda experiência foi verificar a importância do Marques de Pombal, em denotar  a importância da construção de fortalezas no Norte do Brasil. Essas fortalezas tinham por objetivos proteger e garantir as terras ao oeste do tratado de Madri à Real Coroa Portuguesa. Por fim, a terceira vivência, na qual os alunos visitaram a comunidade quilombola de Santa Fé e tiveram aula com o líder quilombola, o senhor Sebastião, que relatou sua experiência como um líder de uma comunidade, que luta para adquirir direitos mínimos como, por exemplo, acesso à educação. No fim os alunos entenderam que ser líder não é um papel qualquer, ser líder significa representar e lutar por seu grupo, por sua comunidade”, afirma Miriã Veiga, historiadora e bibliotecária do Campus Porto Velho Calama.

Segundo a acadêmica do Curso de Licenciatura em Física, Midiã Almeida, o encontro de líderes foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos “que vão além do que se pode encontrar nos livros, foi ler a história nas entrelinhas. Poder estar lá e apreciar de perto uma obra tão grande como o Forte Príncipe da Beira e construções Incas descobertas recentemente nos proporcionou a sensação de pertencer a essa história. Mas não só o Forte Príncipe nos proporcionou essa sensação, tivemos a oportunidade de conhecer uma comunidade quilombola de perto e escutar as histórias de um líder, que luta e cuida com imenso amor de sua terra, transmitindo sua mensagem de amor, paz e luta para todos nós. Saímos dali orgulhosos de poder conhecer essas histórias de perto. Foi uma viagem de grandes aprendizados para todos”.

O projeto visa à valorização do protagonismo dos líderes de turmas do Campus Porto Velho Calama, possibilitando momentos de integração entre os estudantes, conforme proposto pelo Programa Pró-Cidadania (Procid) da Assistência Estudantil do campus. Maria Rosimére Salviano de Moura, Coordenadora do Depae (Departamento de Assistência ao Educando) afirma que o evento teve como meta principal valorizar e fortalecer a liderança estudantil no Campus Porto Velho Calama. “Para tanto, foram proporcionadas aos líderes de turmas atividades histórico-culturais na cidade de Costa Marques. Foram realizados momentos de integração e discussão de pautas relacionadas às demandas dos estudantes, que serão apresentadas aos gestores por meio de uma série de reuniões. Considero que o evento foi extremamente positivo e que as discussões levantadas são fundamentais para melhorias no campus, valorizando o olhar dos estudantes em relação aos funcionamentos institucionais”, analisa a coordenadora.

O estudante do Curso Técnico em Informática do período matutino, Cleiton Xisto, também aprovou a iniciativa: “foi uma experiência inesquecível, não somente pela oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, estar no Forte Príncipe da Beira foi não somente uma viagem, ganhamos a oportunidade de observar mais da nossa história onde ela foi feita. Visitar a Associação Quilombola de Santa Fé e entender como nossa história ainda sobrevive com dificuldades”. Para Cleiton, ele pôde conhecer mais “da história, crenças, costumes e experiências e a partir desse momento trazer para cada um a necessidade de defender e espalhar o conhecimento adquirido. Além da experiência histórico-cultural, tivemos um momento de discussão que proporcionou o levantamento de várias pautas que serão discutidas juntamente com os gestores do IFRO Calama”.

• Forte_Príncipe_da_Beira_2
  • Forte_Príncipe_da_Beira_3