Processo Seletivo do IFRO chega a 13 mil inscritos

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 12h19 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 10h09 | Acessos: 4118

PSU IFRO 2018 14

O Processo Seletivo Unificado 2018/1 (PSU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) chegou a 13 mil inscritos na manhã desta terça-feira, 18 de outubro. As graduações receberam o maior número de procura até o momento, com mais de 6,8 mil inscrições. O novo curso a ser ofertado no Campus Porto Velho Calama, Engenharia Civil, está até o momento com a maior relação candidato por vaga: 19,88, uma vez que possui mais de 790 inscrições visando uma das 40 vagas ofertadas.

As inscrições para 2.438 vagas do PSU 2018/1 iniciaram no dia 9/10 e vão até 27/11. As vagas são para cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e de graduação, nos campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

Conforme a Coordenadora da Comissão Permanente de Exames, Carla Coêlho, os candidatos devem ler atentamente os editais e o Manual do Candidato antes de efetuar a inscrição. Ambos estão disponibilizados no site do IFRO: http://selecao.ifro.edu.br/index.php/unificado. A coordenadora ainda ressalta que no dia do lançamento, mais de 1,3 mil candidatos fizeram suas inscrições.

Lançamento

Na segunda-feira, 09/10, o Instituto Federal de Rondônia realizou ato de lançamento oficial do Processo Seletivo para as vagas do primeiro semestre de 2018. A solenidade ocorreu no auditório Campus Porto Velho Calama.

Após cumprimentos iniciais, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite mostrou a estrutura do Instituto, composto por nove unidades e 154 polos de educação a distância. Sobre o atual quadro de estudantes, o reitor relatou que no IFRO são mais de “83% de nossos alunos vindos de escola pública e 79% possuem renda familiar de até três salários mínimos”, afirmando que é um público que “merece estudar numa escola pública e de referência de fato”.

A estudante do quarto ano no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, Laura Rafaela da Silva Viana, falou sobre sua experiência nos mais de três anos no IFRO. Ela que é de Nova Mamoré (RO) trocou de cidade para estudar no Campus Porto Velho Calama. “Durante esse período tive oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão, que é o que tem de mais diferente no IFRO”, contou a estudante, que participou do PIPEEX (Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão) e de projetos de música, línguas estrangeiras e outros, além de ter sido representante estudantil no grêmio do Campus. Laura resumiu: “vim do interior do Estado para aproveitar o máximo que o IFRO oferece”.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, o planejamento feito pela instituição para o próximo ano demonstra o compromisso com os estudantes. Ele ainda enfatizou as diversas oportunidades que sempre são abertas para toda comunidade escolar. “Não são apenas conhecimentos técnicos de cada área que os alunos têm aqui na instituição, eles têm acesso a uma formação humanística, ética e estética”, complementou.

“Este processo seletivo está com mais de 30 cursos em oferta, sintonizados com as realidades locais”, expressou a coordenadora Carla Coêlho. Ela exemplificou entre os novos cursos a serem ofertados o curso de Engenharia Civil na capital, como sendo resposta ao apelo feito pela comunidade acadêmica do Campus Porto Velho Calama. “Esta é a reafirmação do compromisso feito há mais de cem anos, quando foram criadas as primeiras escolas técnicas e de aprendizes de artífices no país. Os institutos federais representam a garantia da formação técnica e profissional aberta em todos os estados brasileiros”.

Mais informações

Os candidatos e/ou seus pais, ou o responsável legalmente investido, poderão realizar as inscrições ou obter mais informações no site do IFRO: http://selecao.ifro.edu.br/index.php/unificado

Graduação

Subsequente