Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

"O mundo de Sofia" é tema de debate filosófico no Calama

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 11h53 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 11h55 | Acessos: 238

Mundo de Sofia 1

O miniauditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, sediou o debate filosófico com base no livro e no filme "O mundo de Sofia". Realizado nos dias 6 e 7 de outubro, em evento aberto à comunidade, usou-se como base de debate a sugestão de leitura prévia do livro e a exibição do filme, na sexta-feira (6).  No sábado, na mesa-redonda estavam professores do projeto e convidados, estimulando o debate crítico através de perguntas, logo após a apresentação feita pelos componentes da mesa.

O Professor João Paulo Silva Martins afirma que o projeto “As aventuras no Mundo de Sofia atingiu seu objetivo: conhecer criticamente a história da filosofia por meio da leitura e do uso do cinema. A filosofia surgiu a partir do espanto diante da realidade e da busca pelo conhecimento e nossa intenção enquanto professores é proporcionar um novo despertar para o desejo e a busca pela sabedoria”.

Desenvolvido junto ao Departamento de Extensão do campus, o projeto tem por objetivo despertar a consciência crítica e o pensamento filosófico através de leitura do livro Mundo de Sofia e o uso do cinema. Com a intenção de integrar e criar mecanismos que levem a avaliar, criticar e identificar elementos que tragam reflexões sobre a vida em sociedade, as linguagens e as possíveis produções textuais, além das noções básicas da formação inicial filosófica.

“O projeto de Extensão: As aventuras do Mundo de Sofia acontece desde 2012 no Campus Porto Velho Calama, e fornece certificado de horas complementares nessa modalidade. É um incentivo à leitura, à assistir ao filme e, logo a seguir, ao desenvolvimento do pensamento crítico através do debate envolvendo a relação entre o livro e o filme. Essa última etapa se deu,  no evento de 2017, através de mesa redonda com os professores: Marcos Atiles, João Paulo e Rodrigo Martins, todos formados em filosofia. Toda a comunidade porto-velhense foi convidada. Em 2018 teremos novamente”, relata o Professor Rodrigo Moreira Martins.

O projeto busca introduzir e instigar debates filosóficos no Campus e convidar a comunidade a participar desses debates. Jean Mozzochi foi um dos participantes. Ele é acadêmico do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia e descreve que “participar deste evento foi um momento de reavivar o entusiasmo e fervor pelo conhecimento, além de refletir questões hodiernas sob novos pontos de vista. Em Porto Velho acontecem vários eventos acadêmicos sobre diversos assuntos, no entanto, no campo propriamente filosófico ainda é bastante escasso. Portanto, um evento como este é de suma importância para a divulgação do conhecimento e de incentivo a cultura filosófica”.

O livro “O mundo de Sofia” foi escrito pelo norueguês Jostein Gaarder e publicado em 1991. Já o filme "O Mundo de Sofia" foi lançado em 1999, com direção de Erik Gustavson  contando a história de Sofia Amundsen, que às vésperas de seu aniversário de quinze anos começa a receber uma correspondência bastante estranha. Este será o mote para apresentar a ela questões da história e da Filosofia. 

Fim do conteúdo da página