Semana de Educação para a Vida ocorre em Jaru

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h11 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h57 | Acessos: 2356

Semana de Educação para a vida 3De 11 a 20 de setembro foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, a Semana de Educação para a Vida. Todos os alunos e servidores do campus foram envolvidos nas ações, realizadas no próprio campus e no auditório da Faculdade FIMCA.

“A Semana de Educação para a Vida foi muito importante para nosso desenvolvimento não só profissional, mas também como cidadão, pois refletimos sobre diversos temas que nos ajudarão a sermos pessoas mais atuantes, tais como: Diretos e Deveres do Cidadão; Prevenção às Drogas; Responsabilidade no Trânsito e Sexualidade”, afirma a estudante do Curso Técnico em Comércio, Jhenifer Oliveira.

Para o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, a atividade “contribui para ampliar a educação humanizada, abordando conteúdos transversais ao conteúdo técnico de nossos alunos visto que nosso foco é formar profissionais cidadãos conhecedores de seus direitos, deveres e de seu papel social na comunidade”.

A Semana de Educação para a Vida integra o rol de ações do calendário letivo e tem como objetivo desenvolver atividades que não constam no currículo obrigatório, mas que fazem parte da vivência do aluno. Em Jaru, houve participação de diversos colaboradores, entre eles representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que ministraram palestras sobre Direitos e Deveres do cidadão; de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Gerência Municipal de Trânsito (Gemtran), que abordaram a Educação no Trânsito; e de representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), que tiveram como tema Prevenção às Drogas. Também participou com palestra sobre Sexualidade a enfermeira Emanoela Sousa.

“Participar da Semana de Educação para vida é extremamente importante, pois os jovens serão o motorista de amanhã e somente com a educação para o trânsito é que teremos um trânsito melhor e mais seguro”, afirmou o representante da Gerência Municipal de Trânsito, Edson da Silva.  Conforme Núbia Rubena, da OAB, subseção Jaru, este é um projeto simples e importante, “que nos permite partilhar conhecimentos sobre direitos e deveres dos cidadãos, com enfoque na responsabilidade de cada um de nós, contribui para a concretização da construção de uma sociedade mais participativa e responsável”.

A Semana de Educação para a vida contribui para a formação profissional cidadã dos os alunos, pois as ações dessa semana proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma convivência saudável e ativa na sociedade em que estão inseridos. “Na Semana de Educação para a Vida nossos alunos tiveram a oportunidade de discutir assuntos ligados aos desafios que eles enfrentam no dia a dia, e principalmente, é um momento que fortalece o vínculo entre a comunidade e o campus”, afirma a Diretora de Ensino Substituta, Enilda Aliares.

• Semana_de_Educação_para_a_vida_Dr.Núbia
  • Semana_de_Educação_para_a_vida___1