IFRO organiza Olimpíada Brasileira de Robótica em Porto Velho

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 11h51 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h18 | Acessos: 2580

OBR 2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos preparativos de mais uma edição da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição é organizada pelo IFRO desde 2013, em Porto Velho, pelo Grupo de Pesquisa Mecatrônica do Campus Porto Velho Calama. Em 2015 o torneio passou a ser sediado nas dependências do Porto Velho Shopping. Para este ano espera-se atingir um público de 120 competidores a partir do dia 30 de setembro. Eles colocarão seus robôs para pleitear vagas na fase nacional, a ser realizada em Curitiba (PR) no mês de novembro, onde estarão os melhores de cada Estado.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é a maior competição técnico-científica com a temática robótica no País. Todos os anos atrai um grande público de alunos do ensino fundamental e médio para desenvolver habilidades nas áreas de eletrônica, programação, mecânica e conhecimentos envolvidos como um todo das ciências exatas.

Para desenvolver novas habilidades e difundir a robótica no Estado, além da competição, serão oferecidas oficinas de introdução à robótica, com 80 vagas no total. Nestas capacitações, os participantes poderão testar novas habilidades e manipular e programar equipamentos que fazem parte da construção de robôs. Com título “Oficina de Introdução à Robótica Educacional”, se realizará a difusão da robótica educacional como ferramenta para auxílio no aprendizado. A inscrição ocorrerá no dia das oficinas, em quatro diferentes horários dos dias 30/09 e 1/10, sendo que os interessados deverão contribuir com um brinquedo para ser doado no dia das crianças.

O Coordenador da OBR Estadual, Willians de Paula Pereira, explica que a OBR geralmente funciona como uma porta de entrada para o desenvolvimento de habilidades científicas para fazer com que o aluno se interesse por investigação para conseguir alcançar novos conhecimentos. Segundo ele, a Olimpíada “visa proporcionar novas formas de aprendizado, proporcionando ao estudante uma metodologia mão-na-massa, para ampliar o leque de oportunidades será ofertado oficinas de robótica com o intuito de difundir conhecimentos acerca do assunto. Por ser um local aberto, o Porto Velho Shopping servirá de vitrine para exposição de como a robótica pode proporcionar distintas estratégias de ensino-aprendizagem”.