Aluna do Campus Calama recebe menção honrosa em simulação da ONU

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2017, 11h38 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 6029

Fotos Oficiais do Evento em Rondônia Créditos Assessoria Interbrasil Brasil Internationali 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, teve representante no concurso de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca respostas para problemas mundiais. Neste ano o tema foi “A crise dos mísseis de Cuba”, ocorrida em contexto pós Segunda Guerra Mundial. A aluna Danielle Menezes Marrieli, do 2º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica, período matutino, recebeu menção honrosa pelo seu posicionamento como delegada representante da Polônia.

Realizado entre os dias 20 e 21 de maio, na Escola do Legislativo de Rondônia, o evento reuniu 32 alunos do ensino médio de escolas particulares e da rede pública. A estudante do IFRO está entre as 10 selecionadas pra participar da edição nacional do evento. “A participação dos alunos em atividades como essa é de grande relevância tanto para o aluno como para a instituição. O aluno encontra nessa atividade a possibilidade de colocar em prática e consolidar conceitos abordados nas disciplinas de ciência humanas, linguagem e tecnologia e outras. E a instituição tem a possibilidade de avaliar o nível de formação dos alunos e a relevância do que é trabalhado com os mesmos”, avalia o professor de História que orientou Danielle, Flávio Leite Costa.

"Foi uma grande honra participar desse evento. Ter comparecido à Interbrasil como delegada da Polônia foi definitivamente incrível, uma sensação que espero ter mais vezes e poder compartilhar isso com outros alunos. Durante o período de estudos pude desenvolver minha oratória e as estratégias de negociação, sem contar os dias de simulação em que fomos incentivados a manter boas relações com os demais delegados, independente de sua posição no Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirma Danielle.

Na competição da Interbrasil (Brasil Internationali) os participantes estudaram que a crise dos mísseis de Cuba foi um dos acontecimentos mais importantes do século XX, uma vez que representa o ápice da Guerra Fria e um dos maiores momentos de tensão do mundo, em que os países acompanhavam, preocupados, as decisões tomadas pelos governos estadunidense, soviético e cubano, uma vez que um passo em falso poderia desencadear uma guerra de proporções nucleares.

As simulações da Internationali acontecem há 15 anos em diversos estados de todo país. Na próxima fase,15% dos destaques de cada conferência serão convidados para uma simulação em Brasília (DF), em dezembro. Nessa etapa  será oferecido como prêmio para o primeiro lugar uma viagem para a simulação da ONU da Harvard University, nos Estados Unidos.

• Fotos_Oficiais_do_Evento_em_Rondônia_-_Créditos_Assessoria_Interbrasil__-_Brasil_Internationali__1
  • Fotos_Oficiais_do_Evento_em_Rondônia_-_Créditos_Assessoria_Interbrasil__-_Brasil_Internationali__2
  • Fotos_Oficiais_do_Evento_em_Rondônia_-_Créditos_Assessoria_Interbrasil__-_Brasil_Internationali__3