IFRO discute parcerias para novas ofertas de pós-graduação a servidores

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 18h54 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 19h00 | Acessos: 1998

Visita Técnica UFU IFRO

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Coordenação de Pós-graduação, realizou entre os dias 16 e 18 de maio uma visita técnica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de discutir parcerias futuras entre as duas instituições para oferta de mestrado e/ou doutorado a seus servidores, através dos programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais (MINTER/DINTER), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Reuniões técnicas com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da UFU e com as Coordenações do Programa de Pós-graduação em Física e Ciência da Computação da instituição foram realizadas, onde foi apresentado o programa de capacitação dos servidores do IFRO para cursar mestrado e doutorado, bem como as metas de qualificação dos servidores até março de 2019.

Segundo a Coordenadora de Pós-graduação, Gisele Caroline Nascimento dos Santos, considerando a oferta dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Física no IFRO, e o elevado número de servidores concursados nestas áreas de conhecimento e afins, estas duas áreas de formação apresentam-se dentre as prioridades para a oferta de qualificação dos servidores.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Prof. Carlos Henrique de Carvalho, sinalizou positivamente a possibilidade de parceria entre as instituições para qualificação dos servidores do IFRO. Ressaltou ainda a importância e necessidade de qualificar profissionais na região Norte do país e a diminuição das assimetrias regionais.

De acordo com Gisele, o próximo encaminhamento é o levantamento da demanda interna do IFRO para elaboração e submissão de propostas de parceria com a UFU, para cursos em que o Programa de Pós-graduação possua nota mínima 5 e possa ofertar MINTER ou DINTER.