Guarda Mirim de Colorado do Oeste recebe certificação do Projeto Lapidar do IFRO

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 11h03 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 11h25 | Acessos: 2365

formatura lapidar gmc 2017 12 11 003

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a certificação dos alunos da Guarda Mirim de Colorado do Oeste (GMC), participantes do Projeto Lapidar. Na cerimônia, na noite de 11 de dezembro, a Polícia Militar do município também realizou as promoções da 3ª Turma de Agentes Mirins do município.

Em cerimônia acompanhada ao som da Orquestra Harmonia de Sião, familiares, amigos e colaborados da GMC e do projeto prestigiaram a certificação dos 37 alunos do Projeto Lapidar. Os pais também puderam entregar as divisas de promoção aos guardas mirins que receberam as graduações de 3º Sargento e de Cabo da Guarda Mirim.

Ao apresentar o histórico do projeto, a coordenadora do Projeto Lapidar, Maria Lucia Colombo, mostrou as atividades realizadas ao longo deste período. “Estamos muito felizes pelos resultados alcançados com o desenvolvimento deste projeto, que proporcionou uma formação complementar aos alunos da Guarda Mirim. Realizamos oficinas, atividades de ensino interdisciplinares, culturais e esportivas, e de resgate histórico de Colorado do Oeste. Agradecemos imensamente a parceria com a Polícia Militar, a todos do IFRO que participaram conosco e o apoio da Prefeitura de Colorado do Oeste”, disse a professora.

A Diretora-Geral do Campus Colorado do Oeste, Larissa Ferraz Bedôr Jardim, parabenizou a determinação daqueles que participaram do Projeto e fizeram parte da Guarda Mirim. “É importante desenvolvermos estes projetos que trabalham, além de tudo, os valores éticos e a formação cidadã, pois são eles que fazem a diferença e colaboram para a transformação positiva da sociedade”, salientou.

O Coordenador da Guarda Mirim de Colorado do Oeste, 3º Sargento PM, Valdney da Silva Ferreira, parabenizou e enalteceu a Guarda Mirim do município. “Estes policiais mirins encararam os desafios e cumpriram cada missão, demonstrando e enaltecendo a Guarda Mirim de Colorado do Oeste dentro e fora dos muros da entidade. Eles levaram para o âmbito familiar, escolar, e para a comunidade o que a GMC tem de melhor a oferecer. Eles foram firmes em cada proposta, buscando aperfeiçoar-se como pessoas, zelando pela ética, buscando moldar o caráter, a fim de permanecer no caminho do bem”, pontuou Valdney. Ele também agradeceu a todos que colaboraram com o Projeto Lapidar proporcionando mais vivências e conhecimentos aos alunos.

O Comandante da 3º Companhia de Policiamento Ostensivo de Fronteira / 3º BPM, capitão Rudinei João Bessegatto Pogere, elogiou a disciplina demonstrada pelos guardas mirins e todas as realizações deles ao longo do ano, parabenizando todos os que foram promovidos na cerimônia. Ele também agradeceu ao IFRO pela parceria. “Já fui aluno interno do campus quando ainda era a Escola Agrotécnica e posso dizer que foram alguns dos anos de maior aprendizagem de minha vida. Por isso, agradecemos ao IFRO pela parceria e por acolher nossos guardas mirins com o Projeto Lapidar, contribuindo para o engrandecimento pessoal deles”, comentou Rudinei.

O prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira, enfatizou o trabalho da PM e o IFRO no projeto. “A Guarda Mirim é muito importante ao desempenhar um papel educacional e de formação cidadã para consolidar boas atitudes. Ficamos felizes por ver que ele está cada vez mais consolidado. Por isso, a Polícia Militar está de parabéns pela dedicação da PM com este projeto social que é da Guarda Mirim. E parabéns ao IFRO também que, com o projeto de extensão Lapidar veio a somar nesta formação”, avaliou o prefeito.

O álbum de fotos completo da cerimônia pode ser acessado na página do campus no Facebook.

Guarda Mirim

A Guarda Mirim do Município de Colorado do Oeste foi fundada em 31 de julho de 2014. Ela tem o objetivo de desenvolver a personalidade das crianças e adolescentes e sua adequada inserção no meio familiar e social, contribuindo para a boa formação intelectual, moral, civil e física dos jovens, respeitando suas tendências vocacionais.

No ano de 2017, a Guarda Mirim de Colorado do Oeste foi coordenada pelo 3º Sargento PM Valdney da Silva Ferreira, designado pelo Comandante da 3º Companhia de Policiamento Ostensivo de Fronteira / 3º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Rudinei João Bessegatto Pogere, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colorado do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Projeto Lapidar

O Projeto de Integração de Conhecimentos para a Formação das Diversas Dimensões Humanas (LAPIDAR) é desenvolvido a partir de parceria entre o IFRO Campus Colorado do Oeste e a Polícia Militar de Colorado do Oeste. O lançamento do projeto aconteceu em 05 de julho e as atividades tiveram início em 28 de julho de 2017.

O projeto atende crianças e adolescentes matriculados na Guarda Mirim de Colorado do Oeste por meio do desenvolvimento de atividades interdisciplinares realizadas por servidores e alunos do Campus Colorado do Oeste.

• formatura_lapidar_gmc_2017-12-11-003
  • formatura_lapidar_gmc_2017-12-11-013