Campus Porto Velho Calama inicia a “Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida”

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h20 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 16h29 | Acessos: 2367

WhatsApp Image 2018 04 21 at 19.16.07 1O Campus Porto Velho Calama iniciou no dia 20 de abril a “Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida” com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e estimular a consciência a práticas saudáveis no âmbito da saúde, do esporte e do lazer.

A proposta da semana nasceu a partir da ideia de ampliar as atividades desenvolvidas no âmbito dos Jogos Internos do Campus (JICS) fazendo a integração com a “Semana de Educação para a Vida”, criada pela Lei n° 11.988/2009, com o objetivo de ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes no currículo obrigatório.

Os alunos dos cursos técnicos integrados, dos cursos técnicos subsequentes e da graduação, do período noturno, participaram de minicursos com os temas: “Como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”; “Noções básicas do uso de computadores”; “Oratória - como falar e se apresentar bem em público”; “Noções básicas de combate a incêndio”; “Sustentabilidade e sua importância para a saúde”; “Apresentação pessoal no mundo do trabalho”; “As principais mudanças na Reforma Trabalhista”; e “Noções de ergonomia e saúde no trabalho”.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Marcos Aparecido Atiles Mateus, a educação não pode ser circunscrita a uma sala de aula, por isso os componentes esportivos, culturais e até mesmo os artísticos devem caminhar junto ao desenvolvimento curricular, desenvolvendo habilidades, auxiliando na consolidação dos valores dos sujeitos da aprendizagem e aguçando neles o senso crítico e a cidadania. “Sem dúvidas, oportuniza um maior protagonismo do alunado, sempre com o zeloso acompanhamento de nossos servidores técnicos e docentes. Votos de êxito aos competidores nas atividades esportivas e sentimento de positiva realização aos participantes das demais atividades”, completou o Diretor-Geral.

Durante a “Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida” foram realizados os Jogos Internos do Campus Porto Velho Calama - 2018 (JICS 2018). “A realização do JICS 2018 (Porto Velho Calama) dentro dessa semana, significa oportunizar aos alunos, após uma longa jornada de dedicação às aulas e aos treinamentos, um momento para que exercitem a integração, a socialização, a disputa justa e honesta e principalmente o prazer de jogar e exercer o seu direito ao lazer dentro da comunidade escolar" disse a professora de Educação Física, Alyne de Fátima Lourenço dos Santos.

Complementando o evento, aconteceram manifestações artísticas contemporâneas, salas temáticas e palestras sobre pluralidade cultural, meio ambiente, saúde mental, prevenção de DSTs e gravidez na adolescência, gênero e sexualidade, contra a violência, o bullying, o preconceito e o uso de drogas e álcool. Também foram abordados temas como o uso de redes sociais e games; adolescência e formação de identidade; cultura de paz, política e sociedade; xenofobia; família - conflito de gerações; e educação para o trânsito.

“O novo paradigma da educação escolar está na transformação da mera informação em conhecimento significativo, é neste sentido que a integração da “Semana de Saúde, Cultura, Esporte, Lazer e Educação para a Vida” se apresenta como uma oportunidade para dar sentido aos diversos temas transversais, transformando-os em conhecimento significativo para o aluno” declarou o professor e Diretor de Ensino, Alexandre Santos de Oliveira.

No JICS 2018 as modalidades disputadas foram futsal, basquetebol, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. “Me senti lisonjeado a ter a honra de acender a pira olímpica. Sou muito grato pela minha contribuição no atletismo na instituição e reconhecido pelo IFRO”, afirmou o atleta Wesley de Macedo, aluno do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/27-04-18/JICs_Calama_2018/