Acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam I Encontro de Estudantes de Tecnologia

Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 12h56 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 12h56 | Acessos: 1359

No final de março (29) alunos da área de tecnologia de Porto Velho participaram da 1ª edição do Encontro de Estudantes de Tecnologia (IFRO). O evento foi idealizado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama, e teve como objetivo principal integrar a comunidade estudantil regional, trazendo conhecimento acerca das tecnologias utilizadas no mercado de trabalho, alcançando tanto o público interno da instituição quanto da comunidade externa.

O evento contou com palestras com desenvolvedores da área, abordando metodologias e tecnologias utilizadas durante o desenvolvimento de sistemas. Alunos do curso técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio e graduandos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas puderam entrar em contato com noções do desenvolvimento Front-End e as tecnologias utilizadas na atualidade como: linguagem de marcação e frameworks. Uma das palestras teve como tema “Não faça gambiarras, faça Orientação a Objetos”.

Para uma das coordenadoras da atividade, a acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Raaby Liandry de Souza Teixeira , o encontro promoveu a integração entre alunos e instituição. “É de extrema importância os alunos de tecnologia do município terem um contato com profissionais atuantes na área de Informática, principalmente no que se refere à aquisição de conhecimento das tecnologias utilizadas no mercado de trabalho, já que a competitividade das organizações cresce cada dia mais, e a demanda por pessoas capacitadas é um requisito”, ressaltou.

Na opinião de Gisele Moura, acadêmica do 1° período de ADS "A palestra ‘não faça gambiarras, faça orientação a objetos’, mostrou-se muito interessante ao explanar as experiências profissionais dos palestrantes. Pois, após demonstração de diversos códigos e exemplos, conseguiram expor a importância de se ter o cuidado com a programação para a aplicação, as manutenções e as verificações do programa/site (back-end), bem como com a preocupação com o layout e a funcionalidade (front-end) do programa considerando a experiência do usuário".

Segundo Samuel Rocha, acadêmico do 3° ano do curso Técnico em Informática Matutino, é de grande importância que mais eventos como este, possam acontecer. “Pois, é sempre bom estar ampliando seus conhecimentos em um determinado assunto, que no caso foi a Informática - POO e Front-End. É superinteressante a instituição estar investindo na ciência e tecnologia, para seus estudantes e o resto da comunidade”, comentou.

Raaby Liandry destacou que o I Encontro de Estudantes de Tecnologia serviu como uma ponte para adquirir experiências. “O envolvimento do aluno com a instituição é algo muito importante no âmbito educacional, tanto para quem participa quanto para quem organiza, isso possibilita que o Networking seja fortalecido na área e maximiza a troca de conhecimentos, desenvolvendo habilidades de liderança e negociação, além de Incentivar outros acadêmicos a construir atividades na instituição de ensino”, falou.

O palestrante Janderson Thomaz elogiou a organização do evento. “É uma bela iniciativa dos alunos de ADS que tiveram muito empenho em organizar esse evento, foi muito bom compartilhar conhecimento”, afirmou.

A certificação está disponível no url: https://even3.com.br/eete.