NOTA PÚBLICA

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 16h19 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 16h23 | Acessos: 1690

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, mediante seu compromisso social de atuar sobre os valores da ética, transparência, comprometimento, equidade, democracia, respeito e efetividade, torna público seu posicionamento a respeito de imagens e informações veiculadas em redes sociais associando a marca IFRO à festa “Embriagro” e sobre isso considera:

1. Apesar de organizada por alunos matriculados no Campus Cacoal, a festa não possui nenhum tipo de vínculo e/ou apoio, institucional ou de qualquer outra natureza, por parte do IFRO;
  2. A promoção da festa através de redes sociais dos próprios alunos, utilizando o nome do IFRO, não obedeceu aos requisitos necessários e previstos no Código Disciplinar Discente da instituição, em que a promoção de qualquer atividade que utilize a marca da instituição só pode ser realizada mediante o aval do Diretor-Geral;
  3. Através de sua Coordenação de Apoio ao Educando e da Coordenação de Comunicação, o Campus Cacoal reuniu a liderança de todas as turmas de terceiro ano, bem como a que organiza a festa em questão, para informar sobre a importância de se observar o Código Disciplinar Discente no âmbito desta questão, bem como das implicações deste caso, entre as quais a emissão deste comunicado;
  4. Além desta, o IFRO também providenciou o envio de ofício, em caráter cautelar, ao Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) e ao Conselho Tutelar, informando sobre o evento em questão, bem como de sua data e local, considerando (1) a associação do nome “Embriagro” ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e (2) a probabilidade de a festa ser frequentada por alunos menores de 18 anos, haja vista que a mesma é organizada por uma turma de Ensino Médio.

Considerando que é missão do IFRO promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, referendamos mais uma vez a censura institucional do Instituto Federal de Rondônia ao evento aqui mencionado, bem como alertamos aos pais e/ou responsáveis que não possuímos nenhum tipo de responsabilidade por essa festa, bem como pelas consequências que a presença dos alunos poderá gerar na situação aqui informada.